Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Foto: Wesley Costa/O Popular

Empresário Maurício Sampaio, condenado por mandar matar o radialista Valério Luiz

Após ficar foragido, Maurício Sampaio cumprirá pena em presídio de segurança máxima

21/06/2024, às 10:40 · Por Redação

O empresário Maurício Sampaio foi preso, após ficar foragido, foi enviado ao Núcleo Especial de Custódia, no Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia. Segundo a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), a escolha da unidade de segurança máxima foi motivada pela gravidade do crime pelo qual o empresário responde.

Segundo a DGPP, o Núcleo de Custódia é um estabelecimento penal com arquitetura planejada, inicialmente, para ser um hospital de custódia de presos. Por isso, na época da pandemia de Covid-19 teve uso exclusivo para os detentos contaminados pelo vírus. Atualmente, conta com 66 custodiados.

A Justiça expediu mandado de prisão preventiva contra Sampaio na tarde de sexta-feira, 14. Mas segundo a defesa, o empresário já estava viajando para Vila Rica (MT) antes disso e, por isso, só se entregou quase uma semana depois.

A Polícia Civil chegou a publicar uma foto de Sampaio com uma tarja de “procurado”, informando que estava fazendo buscas “ininterruptas” para que o mandado de prisão fosse cumprido.

Veja condenações

O processo de julgamento do caso se arrasta desde 2012, quando Valério Luiz foi morto enquanto saía da emissora de rádio em que trabalhava, no Setor Serrinha, em Goiânia. A motivação do crime teria sido as críticas feitas pelo jornalista contra a direção do Atlético-GO, time no qual Sampaio foi presidente.

No júri realizado em 2022, quatro dos cinco réus apontados como envolvidos na morte do radialista foram condenados. O acusado Djalma da Silva foi absolvido. Veja todos os condenados abaixo.

Maurício Sampaio, mandante: condenado a 16 anos de prisão;

Urbano de Carvalho Malta, contratou o policial militar Ademá Figueredo para cometer o homicídio: condenado a 14 anos de prisão;

Ademá Figueredo Aguiar Filho, autor dos disparos: condenado a 16 anos de prisão;

Marcus Vinícius Pereira Xavier, ajudou os demais a planejar o homicídio: condenado a 14 anos de prisão.


Maurício Sampaio Caso Valério Luiz Valério Luiz Goiânia Gyn,