Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Advogado Adelúcio Lima Melo é condenado a mais de 27 anos de prisão acusado por mandar matar o também advogado Hans Brasiel da Silva em 2020 em Aruanã

Terceiro réu pela morte de advogado em Aruanã é condenado a mais de 27 anos de prisão

22/06/2024, às 10:40 · Por Redação

Em um julgamento que se estendeu por dois dias, o advogado Adelúcio Lima Melo, identificado como o mandante do assassinato do advogado Hans Brasiel da Silva em 2020, na cidade de Aruanã, foi condenado a mais de 27 anos de prisão. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e publicada digitalmente na última quinta-feira, 20. Adelúcio é o terceiro réu relacionado ao caso, foi julgado e considerado culpado.

A sentença totalizou 27 anos e 4 meses de prisão, com cumprimento em regime fechado, conforme determinado pela juíza Marly Alves de Oliveira. Hailanny Brasiel Chaves, irmã da vítima e assistente de acusação, desempenhou um papel fundamental no desenrolar do caso.

“Apesar de todos os percalços criados pelo réu Adelucio ao longo desses 04 anos e 04 meses de duração do processo, a acusação sempre esteve confiante de que a condenação do réu viria, e ontem a família conseguiu a justiça que tanto esperou por mais de 04 anos com a condenação de 27 anos e 04 meses de prisão pela morte de Hans Brasiel”, disse Hailanny ao portal Mais Goiás.

Hailanny também comentou sobre algumas manobras processuais tentadas por Adelúcio. Como advogado, ele tentou atuar em sua própria defesa, mas foi impedido por uma medida cautelar. “Ele então aproveitou o interrogatório para fazer sua sustentação oral e antecipar sua defesa”, afirmou Hailanny. “Entretanto, o inquérito policial foi muito bem feito e o processo estava recheado de provas que apontavam o réu Adelucio como mandante do crime que vitimou o advogado Hans Brasiel”, acrescentou.

Os outros envolvidos no crime, Wuandemberg Alvares Farias Silva, conhecido como Vandim, e Rafael Alves da Silva, já haviam sido condenados anteriormente. Wuandemberg foi sentenciado a 15 anos de prisão, enquanto Rafael, identificado como o executor do crime, recebeu uma pena de 16 anos. O julgamento desses dois réus ocorreu no final de abril deste ano e durou quatro dias.

O assassinato de Hans Brasiel da Silva aconteceu em fevereiro de 2020. Segundo a denúncia apresentada pelo promotor de Justiça Augusto Moreno Alves, Adelúcio, que atuava na comarca de Aruanã principalmente na área criminal, teria se incomodado com a chegada de Hans ao município, que também atuava em causas criminais.

A denúncia revelou que, em agosto de 2018, Hans firmou um contrato com um ex-cliente de Adelúcio e conseguiu a soltura dele, o que gerou uma discussão entre os advogados e uma ameaça de morte feita por Adelúcio no interior do Fórum de Aruanã. Conforme a acusação, Adelúcio contratou pessoas para assassinar Hans, mas não teve sucesso na primeira tentativa.


Justiça Acusação Advogado Adelúcio Lima Melo Assassinato Aruanã Goiás,