Matérias
ReproduçãoIgor Viana é suspeito de desviar doações feitas para a filha com deficiência
Influenciador de Goiás é suspeito de desviar doações para filha com deficiência
25/06/2024, às 09:15 · Por Redação
A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) abriu um inquérito para investigar as alegações de que Igor Viana, influenciador digital de 24 anos, estaria desviando doações feitas por seus seguidores, que deveriam ser utilizadas para os cuidados de sua filha de 2 anos, que tem paralisia cerebral. A mãe da criança, que não teve o nome divulgado, também está sendo investigada.
Igor Viana, que se apresenta nas redes sociais como "Pai da Soso" e "servo do Deus vivo", tem milhares de seguidores nas plataformas digitais. Ele compartilha sua rotina com a filha, buscando angariar doações que, teoricamente, seriam destinadas ao tratamento e bem-estar da criança.
A investigação começou no dia 19 de junho, após várias denúncias serem registradas na delegacia de Anápolis. Segundo a delegada Aline Lopes, responsável pelo caso, as primeiras denúncias contra Igor foram por maus-tratos, baseadas nos próprios vídeos postados por ele. Em um desses vídeos, Igor chamou a filha de "criança inútil do car****" durante uma trend, o que levantou suspeitas sobre o tratamento dado à menina.
"Essa fala dele pode ser encarada tanto como constrangimento de criança, quanto ao crime de incitação à discriminação de pessoa com deficiência. Além disso, no contexto em que ele está sendo investigado, pode se caracterizar o crime de maus-tratos", afirmou a delegada Aline Lopes. A investigação também aponta que a mãe da criança teria utilizado o dinheiro das doações para procedimentos estéticos. "Há informação de que a mãe teria feito cirurgia plástica com esse dinheiro", disse a delegada, que não revelou a identidade da mãe.
O inquérito revelou que tanto Igor quanto a ex-companheira trabalham exclusivamente com a internet e não possuem uma renda fixa. As doações feitas para a filha seriam sua principal fonte de renda, que supostamente estaria sendo desviada para uso pessoal. "Estamos apurando se o dinheiro foi utilizado para algo que não seja os cuidados da menina", explicou Lopes.
Atualmente, Igor está proibido de mostrar a filha nas redes sociais. Nos stories do seu perfil no Instagram, ele informou aos seguidores que o Conselho Tutelar de Anápolis proibiu a exposição da criança. Ele anunciou que, "a partir" dessa determinação, Soso aparecerá "apenas no programa por assinatura" que ele mantém de forma privada.
Igor e a mãe da menina vivem separados e não há um processo judicial sobre a guarda da criança. Eles chegaram a um acordo onde ficou decidido que a menina moraria com o pai. Tanto Igor quanto a ex-companheira serão chamados para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. Eles são suspeitos de constrangimento de menor, estelionato, discriminação à pessoa com deficiência e apropriação de bens proventos de pessoa com deficiência.
Denúncia PC-GO Igor Viana Desvio Doações Anápolis Goiás,