Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Reprodução

Influencer 'pai da SoSo' pode responder por ao menos cinco crimes, diz advogado Curt Moraes, que é membro da Comissão de Direito das Famílias da OAB-GO

Influencer 'pai da SoSo' pode responder por pelo menos 5 crimes, diz advogado

27/06/2024, às 09:46 · Por Redação

O influencer Igor Viana, conhecido nas redes sociais como ‘pai da SoSo’, está sob investigação e pode enfrentar acusações por pelo menos cinco crimes, segundo o advogado Curt Moraes, membro da Comissão de Direito das Famílias da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Goiás (OAB-GO). Igor, que utiliza a imagem da filha de dois anos, Sophia Viana, que tem paralisia cerebral, para pedir doações, pode ter que prestar contas à Justiça.

A investigação começou após a divulgação de áudios em que Igor xinga a criança, chamando-a de "inútil do car*". Em várias lives, ele também ironizou a deficiência da filha. Além disso, há denúncias de que ele e a esposa, Ana Santi, teriam utilizado o dinheiro das doações, destinadas a ajudar SoSo, para outros fins, como cirurgias plásticas.

“A gente está diante do cometimento de uma série de crimes em potencial”, afirma Curt Moraes ao portal Mais Goiás. Segundo ele, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante a inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral das crianças e adolescentes, incluindo a preservação da imagem.

“Dependendo da forma como foi essa exposição, pode haver também não só exposição, mas injúria em relação à criança, dependendo do que foi comentado por ele”, explica o advogado. “Há indícios também de estelionato contra as pessoas que ele enganou para receber essas doações”. A injúria majorada pela deficiência da filha pode resultar em pena de até três anos de reclusão, enquanto o estelionato pode levar a uma pena de mais cinco anos.

Curt Moraes também destaca o possível crime de maus-tratos, pelo qual Ana Santi, esposa de Igor, também pode ser responsabilizada, com pena aumentada em um terço por se tratar de menor de 14 anos. Além disso, há a acusação de apropriação indébita, agravada pelo fato de Igor ter praticado a conduta na qualidade de tutor.

O caso de Igor Viana levanta sérias questões sobre a exploração de crianças nas redes sociais e a responsabilidade dos pais ou tutores na gestão de doações e recursos destinados ao bem-estar dos menores. A investigação continua, e a Justiça determinará as consequências legais das ações do influencer.


Influencer Igor Viana Pai da SoSo Advogado Curt Moraes Anápolis Goiás