Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

A lista contém 19 marcas em todo país

4 marcas goianas de café são reprovadas pelo Ministério da Agricultura

02/07/2024, às 18:27 · Por Redação

Quatro marcas de Goiás que fabricam café torrado foram considerados impróprios para o consumo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), após serem encontradas em análises matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação. A lista contém 19 marcas em todo país (Veja a lista completa abaixo) .

Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária, a matéria-prima utilizada para fraudar o café costuma ser de baixa qualidade, podendo conter resíduos de agrotóxicos ou outras substâncias prejudiciais à saúde. As marcas de café desclassificados em Goiás, conforme o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), da Secretaria de Defesa Agropecuária, são:

Café do Povo
Lote: 003
Empresa: Café do Povo Ltda
Cidade: Goiânia
Irregularidade: Presença de impurezas acima do limite legal

Bule Nobre
Lote: 62
Empresa: Vilage Premium Indústria e Comércio Ltda
Cidade: Catalão
Irregularidade: Presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal

Sultão
Lote: 125
Empresa: Indústria e Comércio de Café Centenária Ltda
Cidade: Catalão
Irregularidade: Presença de impurezas acima do limite legal

Aladdin
Lote: 120
Empresa: Indústria e Comércio de Café Centenária Ltda
Cidade: Catalão
Irregularidade: Presença de impurezas acima do limite legal

De acordo com o Mapa, o alerta de risco, divulgado na última sexta-feira (28), faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, tendo sido coletadas 168 amostras de café no período.

Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis, conforme o Ministério.

 Segundo a legislação (Portaria nº 570), as matérias estranhas são grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras, torrões e outras sujeiras; os elementos estranhos são grãos ou sementes de outros gêneros, corantes, açúcar, caramelo e borra de café solúvel ou de infusão; e as impurezas são cascas, paus e outros detritos provenientes do próprio pé de café.



Café Agricultura Ministério da Agricultura