Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Reprodução - Redes Sociais

Vídeo publicado nas redes sociais foi gravado em propriedade privada. Presidente do Detran-GO repudiou conduta de Andressa Suita e Gusttavo Lima

Filho de 7 anos de Gusttavo Lima dirigindo carro: entenda se prática é crime de trânsito

03/07/2024, às 12:42 · Por Redação

Um vídeo compartilhado nas redes sociais pela modelo Andressa Suita, esposa do cantor Gusttavo Lima, causou polêmica ao mostrar Gabriel, filho do casal de apenas 7 anos, dirigindo um carro dentro de um condomínio. No vídeo, o irmão mais novo de Gabriel, Samuel, de 5 anos, aparece sentado no banco do passageiro. A situação gerou uma forte reação do presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Delegado Waldir, que pediu uma investigação do caso e repudiou a conduta dos pais. A modelo Andressa Suita ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

De acordo com agente de trânsito Horácio Ferreira a situação mostrada no vídeo não se aplica ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) porque o carro não estava em uma via pública. “Sob o aspecto do Código de Trânsito Brasileiro, só se poderia aplicar se estivesse em via pública. Por ser dentro da propriedade dela [de Andressa], não se aplica”, esclareceu Horácio.

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, também destacou que, por não se tratar de uma via pública ou condomínio com acesso público, não cabe autuação pelo órgão. "É uma via dentro de uma propriedade particular, por isso não cabe autuação do Detran, mas o Detran encaminhou à Polícia Civil, à Dict [Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito], para apuração dos fatos", explicou.

Em nota oficial, o Delegado Waldir afirmou que "repudia quaisquer ações realizadas por figuras públicas que podem incentivar conduta similar por parte da população, podendo gerar grave risco de acidentes nas vias públicas e particulares". O caso foi encaminhado para a Polícia Civil para investigação, mas ainda não há confirmação se o pedido foi acatado.

Especialistas de trânsito esclarecem que, se a situação do vídeo ocorresse em uma via pública, o responsável estaria infringindo pelo menos três artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Menores de 18 anos não podem dirigir, e a lei permite que apenas crianças maiores de 10 anos andem no banco da frente. O descumprimento dessas medidas é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de motorista.

Além disso, permitir que uma pessoa sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir conduza um veículo é uma infração gravíssima, podendo a multa chegar a três vezes o valor previsto. A lei também prevê a possibilidade de retenção da carteira de habilitação do responsável. A infração também pode ser enquadrada no artigo 310, que prevê pena de multa e detenção de seis meses a um ano para quem permite ou confia a direção de um veículo a pessoa não habilitada.

No último domingo, 30, Andressa Suita publicou um storie no Instagram mostrando Gabriel dirigindo o carro, enquanto Samuel, de 5 anos, estava no banco do passageiro e, em determinado momento, colocou a cabeça para fora do teto solar. Na legenda do vídeo, Andressa escreveu: "7 ou 18?", referindo-se à idade mínima para dirigir no Brasil. A cena foi registrada dentro da propriedade do casal na Região Metropolitana de Goiânia e viralizou nas redes sociais, dividindo opiniões entre os internautas.


Vídeo Andressa Suita Gusttavo Lima Gabriel Samuel Dirigindo Goiás,