Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Baixa procura pela 2ª dose da vacina contra a dengue preocupa saúde estadual; mais de 118 mil pessoas não tomaram o reforço em Goiás

Baixa procura pela 2ª dose da vacina contra a dengue preocupa saúde estadual

05/07/2024, às 11:11 · Por Redação

Mais de 118 mil pessoas em Goiás ainda não voltaram aos postos para a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue.  De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a efetiva proteção contra a doença só ocorre após a aplicação das duas doses, que deve ser feita no intervalo de 90 dias entre uma e outra. A baixa adesão preocupa, segundo a gerente de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Joice Dorneles, porque a dengue é uma doença que, mesmo fora do período de sazonalidade, causa bastante riscos.  

Atualmente, a vacina da dengue está disponível para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos. Joice destaca que os adultos de até 59 anos que se vacinaram durante a ampliação do público-alvo, que ocorreu em abril para evitar o desperdício de doses próximas do prazo de validade, também devem procurar uma das mais de 900 salas de imunização do estado para garantir a segunda dose e, assim, completar o esquema. Goiás tem 231.436 casos de dengue confirmados. Ao todo, 323 pessoas morreram vítimas da doença em 2024 e outras 104 mortes são investigadas.


Saúde Vacinação Dengue Qdenga Goiás,