Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Vítimas tinham acertado verbalmente a locação do espaço, mas o dono se recusou a prestar o serviço ao descobrir que tratava-se de casamento homoafetivo

Noivas denunciam espaço de eventos por homofobia após recusa de casamento

06/07/2024, às 09:47 · Por Redação

Um casal de mulheres denunciou um espaço de eventos por homofobia após o local se recusar a realizar o casamento delas. As vítimas, ambas de 34 anos, relataram que já haviam combinado todos os detalhes da locação do espaço, localizado em Goiânia, e também contratado o serviço de buffet. No entanto, ao descobrir que se tratava de um casamento homoafetivo, o proprietário do local interrompeu a negociação. A denúncia foi registrada na Polícia Civil e está sob investigação.

Uma das noivas, que preferiu não revelar seu nome, contou ao portal Mais Goiás que o primeiro contato com o dono do espaço ocorreu em 26 de junho. Ela, sua noiva, a mãe e um primo da noiva visitaram o estabelecimento. Após analisarem outros locais, marcaram uma nova visita para ajustar detalhes como valores e número de convidados.

No dia 30 de junho, o casal voltou ao local para finalizar a contratação do serviço. Foi então que o proprietário solicitou os nomes e dados dos noivos. Ao descobrir que se tratava de duas mulheres, ele afirmou que o espaço não realizava "esse tipo de cerimônia". 

“Ele falou que não realizava esse tipo de cerimônia. Eu questionei: como assim esse tipo de cerimônia? E ele falou: no caso de vocês a gente não faz por conta de princípios”, relatou uma das noivas. Ela acrescentou que o dono ofereceu alugar o espaço para um aniversário, mas não para o casamento. “Eu disse que era discriminação e ele falou que não era, que tratava-se de uma questão de princípios”, completou.

As noivas registraram um boletim de ocorrência no dia 1º de julho na Delegacia Estadual de Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e de Intolerância (Deacri). “Fizemos a denúncia para que outras pessoas não passem por isso. Queremos que o espaço seja responsabilizado tanto na esfera criminal quanto na esfera cível”, declarou uma das vítimas.

Prints de conversas entre o casal e o empresário mostram que um orçamento havia sido feito antes dele descobrir que se tratava de um casamento homoafetivo. Além disso, uma gravação de áudio durante a recusa evidencia o momento em que o proprietário se nega a alugar o espaço por "questão de princípio", alegando que "tem amigos homossexuais".

De acordo com a vítima, o casal teve que adiar a data do casamento devido à negativa do empresário. “Já estava tudo certo entre nós e o espaço. Iríamos anunciar para os convidados que vamos casar, mas tivemos que adiar porque não temos mais onde fazer. Nosso cronograma mudou. É uma situação muito complicada. Esperávamos que seria difícil, mas não que fosse da forma que aconteceu”, finalizou.


Denúncia Casamento Homoafetivo Cancelamento Espaço de Eventos Goiânia Goiás,