Matérias
Reprodução
Na operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e outros 17 mandados de busca e apreensão em empresas, residências e unidades militares, entre eles a instalação do Comando-Geral do CBM-GO
Desvendado esquema de certificação ilegal emitida por bombeiros em Goiás
20/11/2019, às 00:26 · Por Pedro Lopes
Foi deflagrada nesta terça-feira, 19, a Operação Desconformidade, que visa desmontar esquema de fraudes na concessão de certificação de segurança contra incêndio e pânico pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).
A operação foi orquestrada pelo próprio Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) junto ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO).
O esquema era formado por bombeiros militares, entre eles membros de alto poder de decisão, permitindo que a trama escoasse sem entraves. O processo consistia em burlar o regramento normativo, de forma que os Certificados de Conformidades (Cercons) eram concedidos ilegalmente a empresas e empresários que não cumpriam as normas e protocolos de segurança.
Em troca, o grupo envolvido recebia vantagens financeiras, além de valores destinados a construções e reformas nas unidades militares como justificativa para o repasse do dinheiro. Entre os empreendimentos beneficiados com o esquema, estão shoppings e centros comerciais, tornando esses locais suscetíveis a tragédias, como as que ocorreu em Santa Maria, na Boate Kiss, que deixou 242 vítimas fatais.
Na operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e outros 17 mandados de busca e apreensão em empresas, residências e unidades militares, entre eles a instalação do Comando-Geral do CBM-GO.
Bombeiros Fraude Operação Desconformidade Gaeco MP-GO SSP-GO