Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação - Secom Goiás

Secretaria de Segurança Pública revela diminuição de feminicídios e aumento de medidas protetivas; governador Ronaldo Caiado enfatiza a necessidade de ações contínuas

Feminicídios reduzem em 37,5% no primeiro semestre de 2024, aponta governo

09/07/2024, às 09:15 · Por Redação

O número de feminicídios em Goiás apresentou uma queda de 37,5% no primeiro semestre de 2024, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira, 8. O balanço revelou que foram registrados 20 casos de feminicídios no estado, sendo 2 deles em Goiânia. Este número é uma redução expressiva em comparação ao mesmo período de 2023.

Além da queda nos feminicídios, a SSP destacou um aumento substancial nas medidas protetivas relacionadas à violência doméstica, com 97.084 medidas acompanhadas pelas forças de segurança, representando um crescimento de mais de 300%. Em entrevista, o governador Ronaldo Caiado reconheceu os avanços, mas enfatizou que "há muito a ser feito para reduzir este tipo de crime" e que a responsabilidade não deve recair apenas sobre as forças de segurança.

O balanço geral da SSP trouxe dados positivos com uma redução nos índices de criminalidade em diversas áreas. Os homicídios dolosos caíram 10%, com 464 registros. Destaca-se que 128 municípios goianos não registraram nenhum homicídio durante o período. No primeiro semestre de 2024, houve 12.224 prisões em flagrante, além de apreensões de mais de 2 mil armas e 12 toneladas de drogas.

Os roubos a transeuntes também apresentaram uma queda, com 2.982 casos registrados. O número de roubos de veículos foi de 374, enquanto o de roubos de cargas teve uma redução significativa de 71,4%. No entanto, a SSP não divulgou informações sobre violência policial. Quando questionado sobre o uso de câmeras nas fardas dos policiais, o governador Ronaldo Caiado afirmou que "este assunto está encerrado”. Em relação aos crimes em zonas rurais, houve uma redução de 4,3% no primeiro semestre. 


Feminicídio Redução SSP Governo de Goiás,