Matérias
Reprodução - Portal 6Comunidade do Setor Escala 2ª Etapa enfrenta problemas recorrentes com descarte inadequado de lixo e riscos ambientais crescentes
Moradores sofrem com descarte de entulhos e formação de erosões em Anápolis
09/07/2024, às 10:38 · Por Redação
Os moradores do Setor Escala 2ª Etapa, em Anápolis, estão enfrentando uma situação crítica devido ao descarte constante de entulhos na região, que está causando a formação de erosões e comprometendo a qualidade de vida. O bairro, que deveria ser um local tranquilo e bem cuidado, tornou-se um ponto de despejo de lixo, e gera indignação entre os residentes.
Hellen Nogueira, uma moradora local de 40 anos, compartilhou com o Portal 6 a frustração de viver em um ambiente constantemente poluído. “Isso aqui é enxugar gelo o dia inteiro. O povo joga e eles tiram, o povo joga e eles tiram. Por que já não mandam o povo jogar onde eles estão jogando? Por que jogar aqui na porta da nossa casa? Aí forma essa poeira o dia inteiro, não dá nem para limpar a casa”, desabafou.
A vendedora relatou que, apesar dos esforços da Prefeitura de Anápolis, que envia maquinários diariamente para remover os despejos, a situação parece não ter fim. Além do incômodo com a sujeira, Hellen destacou que uma erosão está se formando e se aproximando perigosamente das residências, o que pode colocar em risco as estruturas das casas no bairro. “Todas às vezes que a patrola vai levantar para pegar o lixo, ela passa na terra. Então daqui uns dias está aqui na porta da casa da gente. E o risco que corre das casas caírem?”, questionou.
A preocupação com o meio ambiente também é grande, já que a área afetada possui uma nascente de água próxima, o que aumenta o potencial de dano ambiental. Hellen enfatizou a importância de preservar o local, sugerindo iniciativas que poderiam transformar a região em um espaço verde e saudável. “Isso aqui tinha que ser preservado, tinham que plantar árvores aqui na frente, não jogar lixo na porta da nossa casa. É complicado. Isso é natureza também, tem um córrego e uma mata logo abaixo”, explicou.
A moradora lamentou a negligência com um espaço que poderia ser aproveitado de maneira mais produtiva e benéfica para a comunidade. “Aqui é um lugar tão lindo, tão bonito. Eles [poder público] poderiam investir em alguma coisa, plantar algumas mudas, fazer um campo, mas com esse lixo não dá. Só formam poeira e deixam tudo acabar assim, é muito triste”, concluiu.
Reclamação Lixo Setor Escala Anápolis Goiás,