Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Inadimplência atinge 2,3 milhões de goianos, destacando o estado como o maior devedor do Centro-Oeste

Mais de 42% em Goiás estão endividados

11/07/2024, às 10:13 · Por Redação

Em Goiás mais de 2,3 milhões de pessoas estão inadimplentes, representando 42,47% da população do estado. Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, os goianos acumulam R$ 12,9 bilhões em dívidas em aberto, o maior valor registrado na região Centro-Oeste. A maior parte dessas dívidas está relacionada a bancos e cartões de crédito, somando 31,01% do total.

Os goianos entre 26 e 40 anos são os mais afetados, representando 36% dos inadimplentes. Logo atrás estão as faixas etárias de 41 a 60 anos, com 34,3%, seguidas pelos maiores de 60 anos (15,9%) e jovens entre 18 e 25 anos (13,8%).

A situação em Goiás reflete uma tendência nacional de endividamento. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que, em junho de 2024, 78,8% das famílias brasileiras estavam endividadas. A inadimplência também preocupa, com 28,8% das famílias com dívidas ou contas em atraso.

Quando as contas não são pagas, os brasileiros enfrentam a negativação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o que dificulta a obtenção de crédito, financiamentos e até mesmo a aquisição de produtos a prazo. Antes da negativação, o consumidor é notificado pela loja ou banco credor, que comunica as entidades de proteção ao crédito, como Serasa e SPC Brasil. Essas entidades enviam uma correspondência ao consumidor, alertando sobre a inclusão no cadastro de inadimplentes caso a dívida não seja quitada.

Para aqueles que desejam verificar se estão com o CPF negativado, há opções de consulta gratuita:

Serasa
- Pelo site da Serasa;
- Pelo aplicativo para celular, disponível na Google Play e na Apple Store;
- Por telefone, pelo número 0800 591 1222.

Boa Vista SCPC
- Pelo site do Boa Vista SCPC (Consumidor Positivo);
- Pelo aplicativo para celular, na Google Play e na Apple Store.

SPC Brasil
- Pelo site do SPC Brasil;
- Pelo aplicativo para celular, na Google Play e na Apple Store.


inadimplentes Goiás Centro-Oeste Serasa Boa Vista SCPC SPC Brasil,