Matérias
ReproduçãoCom o objetivo da disputa presidencial de 2026, o governador de Goiás Ronaldo Caiado planeja evento de transferência da capital com tom nacional, ao destacar entregas da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera
Caiado convida ministros do STF e governadores para homenagens na Cidade de Goiás
14/07/2024, às 10:55 · Por Redação
Em preparação para a penúltima solenidade de transferência da capital para a cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) está focado em seu projeto de disputar a presidência da República em 2026. Para dar um tom nacional ao evento, Caiado convidou três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e quatro governadores para receberem a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. O evento está agendado para o dia 23 de julho, conforme informações do jornal O Popular.
As homenagens foram oferecidas ao presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, e aos colegas Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Entre os governadores convidados estão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR), todos mencionados como potenciais candidatos do bolsonarismo nas próximas eleições presidenciais, além de Mauro Mendes (UB), do Mato Grosso.
Os convites, que destacam se tratar da mais alta condecoração concedida pelo governo de Goiás por relevantes serviços prestados, foram oficializados na terça-feira, 9. Ainda não houve respostas sobre a participação.
Este ano, o número de homenageados deve ser grande, já que o governo adquiriu 350 medalhas no mês passado, ao custo de R$ 240 mil. No ano passado, foram cerca de 250, com foco em autoridades locais, incluindo deputados federais e estaduais e desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás. Na ocasião, após entregar a comenda a parlamentares de diversos partidos, Caiado afirmou que "Goiás dá certo porque não tem nenhuma oposição sólida".
Para se candidatar à presidência, Caiado terá de renunciar ao mandato em abril de 2026, o que significa que ele não estará no Executivo goiano na transferência da capital daquele ano. A instalação dos Poderes na cidade de Goiás ocorre por lei todos os anos, na semana de 25 de julho, data do aniversário do município.
Política Eleições 2026 Corrida Presidencial Ronaldo Caiado Goiás,