Matérias
DivulgaçãoGoverno de Goiás distribui 38,7 mil doses da vacina contra a dengue; jovens de 6 a 16 anos são o público-alvo da campanha de vacinação
Governo de Goiás distribui 38,7 mil doses da vacina contra a dengue
16/07/2024, às 10:53 · Por Redação
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou nesta segunda-feira, 15, a distribuição de 38.721 doses da vacina Qdenga, fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS). As doses serão entregues aos 246 municípios goianos, destinadas à aplicação da primeira e da segunda dose, conforme o esquema de vacinação contra a dengue.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, enfatiza a importância de completar o ciclo vacinal com as duas doses para garantir proteção efetiva contra a doença. Atualmente, a Qdenga está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Além disso, adultos até 59 anos que se vacinaram durante a ampliação do público-alvo, em abril, também devem procurar os postos de imunização para completar a vacinação.
Flúvia Amorim reforça que os municípios devem registrar as doses aplicadas no sistema de informação, conforme exigido pelo Ministério da Saúde. Este registro é essencial para garantir que o município receba as doses necessárias para completar o esquema vacinal com a segunda dose.
Baixa adesão à vacinação
A SES-GO revelou que foram notificados 390.019 casos de dengue no estado este ano, com 242.587 confirmações, representando um aumento de 355% em relação aos casos notificados em 2023. Apesar de 330 mortes registradas em 2024, a adesão da população à vacinação permanece baixa.
Segundo o site oficial do Ministério da Saúde, mais de 118 mil pessoas em Goiás ainda não retornaram aos postos para receber a segunda dose, que deve ser administrada 90 dias após a primeira. Flúvia Amorim destaca a preocupação com essa baixa adesão: “Apesar de termos saído do período crítico, os casos de dengue ainda estão ocorrendo”, alerta.
Saúde Dengue Vacinação QDenga Goiânia Goiás,