Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Caiado impacta positivamente 20,6 pontos a mais que o ex-presidente Jair Bolsonaro no município

Paraná Pesquisas: Caiado exerce maior influência que Bolsonaro em Anápolis

18/07/2024, às 18:13 · Por Redação

Ao contrário do que muitos analistas acreditavam, o maior ‘eleitor’ nas eleições municipais de Anápolis é o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e não o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os números são do levantamento realizado pela Paraná Pesquisas na cidade entre os dias 13 e 16 de julho. 

Questionado sobre o impacto de um determinado apoio nas eleições de Anápolis, o eleitor demonstrou mais sintonia com a posição de Caiado no pleito. Para 19,4% dos entrevistados, o apoio do governador ‘aumentaria muito’ as chances de votar em um candidato. Outros 57,4% avaliam que ‘aumentaria’ a decisão do voto. Portanto, o apoio de Caiado pode ter impacto para 76,8% dos eleitores. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro, tido como muito forte em Anápolis pelo perfil conservador do município, tem potencial para impactar até 56,2% dos eleitores – percentual 20,6 pontos inferior ao de Caiado. 

O presidente Lula (PT) e o prefeito Roberto Naves (PP) levam mais rejeição que votos aos seus respectivos candidatos. Dos eleitores, 26,5% admitem acompanhar a posição do petista, enquanto 35,1% tendem a respaldar a decisão do atual prefeito. Por outro lado, 68,3% tendem a rejeitar o candidato apoiado por Lula, enquanto 61,1% podem correr do nome proposto por Naves. 

Cenário atual

O ex-prefeito Antônio Gomide (PT) lidera a disputa pela prefeitura de Anápolis com 44,8% das intenções de voto de acordo com a Paraná Pesquisas. Em segundo, distante 11,9 pontos, o empresário Márcio Correa (PL) aparece com 32,9% das indicações estimuladas. Gomide é o candidato de Lula, Correa tem apoio de Bolsonaro. 

O ex-deputado José de Lima tem 4,9%. Pré-candidata apoiada pelo prefeito Roberto Naves, Eerizânia Freitas (União Brasil) marca 2,4%; Hélio Lopes 1,4%; e Lisieux Borges, 1%. 

A Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores entre os dias 13 e 16 de julho. A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo GO 02134/2024.


Anápolis Eleições 2024 Ronaldo Caiado Roberto Naves