Matérias
DivulgaçãoJosé Antônio Totó Aires Cavalcante, ex-deputado e figura histórica na política goiana e tocantinense, morreu aos 76 anos
Morre deputado que foi relações públicas de Iris em seu primeiro mandato de prefeito, em 1966
19/07/2024, às 09:30 · Por Redação
José Antônio Totó Aires Cavalcante, conhecido como Totó Cavalcante, morreu na última quarta-feira, 17, aos 76 anos, em Palmas, devido a complicações de uma pneumonia que evoluiu para insuficiência respiratória. O ex-deputado, que sofria de enfisema pulmonar, foi sepultado nesta quinta-feira, 18, no Cemitério Parque Jardim das Acácias, na capital tocantinense. Em resposta à sua morte, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), decretou luto oficial de três dias na Casa.
Totó Cavalcante foi um dos pioneiros na luta pela criação do estado do Tocantins, notadamente participando da greve de fome ao lado do deputado Siqueira Campos, que durou 98 horas e 35 minutos. Sua carreira política começou como Relações Públicas da Prefeitura de Goiânia, durante a primeira gestão do então prefeito Iris Rezende (1966-1969).
Cavalcante teve uma destacada atuação como deputado estadual em Goiás durante a 10ª e 11ª Legislatura, de 1983 a 1991, contribuindo significativamente para a construção da atual Constituição Estadual. Em 1994, já no Tocantins, foi eleito primeiro suplente do senador Carlos Patrocínio e assumiu temporariamente o mandato por seis meses.
Além de sua carreira política, Totó foi secretário de Estado no Tocantins e fundou a Rádio Independência do Tocantins. Também foi presidente do Grêmio Literário do Colégio Estadual de Porto Nacional e do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Goiás. Em Goiás, fundou e dirigiu o Colégio Sena Aires, em Goiânia.
Natural de Corrente (PI), Totó Cavalcante dedicou sua vida ao desenvolvimento do Tocantins e à defesa dos interesses de seus habitantes. Filho de Concorcet Cavalcante Pacheco e Edmunda Aires Cavalcante, foi casado com Amélia Costa Pereira Cavalcante. O governador tocantinense, Wanderlei Barbosa, também decretou luto oficial de três dias em homenagem a Cavalcante.
Luto José Antônio Totó Aires Cavalcante Ex-Deputado Tocantins Goiás,