Matérias
ReproduçãoTomazinho, que morreu nesta quinta-feira, 18, foi o treinador que conduziu o Goiânia ao último título do clube na elite do Campeonato Goiano, há 50 anos
Morre, aos 91 anos, Tomazinho, técnico histórico do futebol goiano
19/07/2024, às 11:03 · Por Redação
Morreu nesta quinta-feira, 18, uma de suas figuras mais icônicas do futebol goiano. Thomaz de Aquino Gonçalves, conhecido como Tomazinho, faleceu aos 91 anos em Goiânia, em decorrência de problemas cardíacos. A notícia foi confirmada por sua família, após Tomazinho passar 21 dias internado no Hospital Anis Rassi.
Tomazinho foi um treinador que deixou sua marca nos clubes da capital goiana e também brilhou no futebol mineiro como jogador. Natural de Conquista, Minas Gerais, ele teve uma carreira memorável tanto dentro quanto fora dos campos.
Entre suas inúmeras conquistas, destaca-se o título do Campeonato Goiano de 1974, onde ele levou o Goiânia à vitória na elite do futebol estadual, superando o favorito Goiás com uma vitória por 1 a 0 e um empate por 1 a 1 no Estádio Olímpico. Esses clássicos, disputados em novembro daquele ano, são lembrados até hoje pelos torcedores.
Como atleta, Tomazinho teve uma passagem pelo Atlético-MG na década de 1950, onde se destacou como artilheiro e ajudou o clube a conquistar diversos títulos. Sua carreira como jogador começou no futebol goiano, mas foi em Minas Gerais que ele realmente brilhou.
Após pendurar as chuteiras, Tomazinho dedicou-se ao papel de treinador, onde novamente fez história, desta vez no Goiânia, clube ao qual trouxe glória e reconhecimento.
Tomazinho é pai de Gullermo de Ávila Gonçalves, que seguiu os passos do pai e tornou-se técnico de futebol. Além disso, Tomazinho era professor, mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Luto Thomaz de Aquino Gonçalves Tomazinho Jogador Treinador Goiânia Goiás,