Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Ação ocorre após afastamento do secretário de Saúde Wilson Pollara por três meses pelo TCM

TCM intensifica investigação no Samu de Goiânia após afastamento de secretário

23/07/2024, às 10:03 · Por Redação

A Secretaria de Licitações e Contratos (SLC) em conjunto com a Secretaria de Contas Mensais de Gestão (SCMG) do TCMGO iniciou trabalho de acompanhamento da gestão e dos serviços prestados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do município de Goiânia.

Ação ocorre após afastamento do secretário de Saúde Wilson Pollara, por três meses pelo mesmo órgão. A decisão foi motivada pela suspeita de "má-fé" na tentativa de contratações de sistema web, funcionários e ambulâncias para Samu.

A fiscalização, decorrente de determinação constante do Acórdão nº 03402/24 – Tribunal Pleno, busca examinar, ao longo do último semestre de 2024, a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis pelo SAMU (incluindo a Secretaria Municipal de Saúde), cujo objetivo específico é avaliar e acompanhar as contratações de pessoal para o SAMU, os veículos e insumos em geral, bem como verificar a funcionalidade e operação da central de regulação e atendimento móvel (central telefônica), com a finalidade de prestar socorro à população em caso de urgência e emergência de natureza diversa.

No dia 18.7.2024, a comissão nomeada pelo Tribunal (auditores João Paulo Martins Gonçalves- SLC e Carolina Moura Domingos – SCMG), realizou reuniões e entrevistas com o Secretário Municipal de Saúde interino e sua equipe, visando esclarecer a forma como serão desenvolvidos os trabalhos durante o acompanhamento, tratando de visitas às unidades de saúde e, também, dos documentos e informações que deverão ser entregues pelo SAMU e Secretaria de Saúde.

Ao final desse primeiro encontro, a comissão instituída compareceu à sede administrativa do SAMU para avaliar o funcionamento da unidade, das ambulâncias e veículos à disposição dos serviços de emergência e urgência, efetuando registro fotográfico do SAMU e suas dependências.

O processo é público e pode ser acompanhado através do sítio eletrônico https://www.tcmgo.tc.br na aba “Consulta de Processos” sob a seguinte numeração 07357/24.


TCM Samu Saúde Prefeitura de Goiânia