Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Para especialistas, a ação liderada por Professor Alcides em Aparecida, pode, inclusive, configurar violência política de gênero

Professor Alcides se irrita com apoio de mulheres a Leandro Vilela e pede cabeça de Mayara Mendanha

26/07/2024, às 11:01 · Por Redação

Mesmo com os avanços das mulheres na ocupação de espaços na política, o preconceito segue em alta em alguns partidos. O PL de Aparecida de Goiânia, a pedido do deputado Professor Alcides, abriu um processo de retaliação contra a ex-primeira-dama do município, Mayara Mendanha, esposa do ex-prefeito Gustavo Mendanha. Filiada ao PL desde o início do ano, Mayara é alvo de pedido de expulsão da legenda, motivado por seu trabalho junto às mulheres do município.

Professor Alcides decidiu abrir processo de expulsão contra Mayara sob a alegação que ela teria participado de eventos em que manifesta o seu apoio ao pré-candidato da base governista na disputa, Leandro Vilela (MDB), o que é de amplo conhecimento público. Nos bastidores, o que se comenta é que o intuito do processo de expulsão é desacreditar o trabalho desenvolvido pela ex-primeira-dama, que desponta como liderança junto às mulheres e ao segmento evangélico.

Para especialistas, a ação liderada por Professor Alcides em Aparecida, pode, inclusive, configurar violência política de gênero contra a correligionária, uma vez que tem o objetivo de impedir a participação feminina nos espaços políticos. De acordo com a legislação, a violência política de gênero pode ser caracterizada como todo e qualquer ato com o objetivo de excluir a mulher do espaço político, impedir ou restringir seu acesso ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade.

À imprensa, Mayara Mendanha afirmou estar tranquila com a notícia de que pode ser expulsa do PL, e reforçou que seu intuito é contribuir, ao lado de Gustavo Mendanha, com a construção de uma sociedade a partir dos valores que ela defende, mas que jamais se submeterá a projetos que não representem seus ideais.

“Desde a informação pública da minha filiação, minha família e eu fomos alvos constantes de retaliação por uma pequena parte do grupo que não aceitava minha presença. Jamais me submeterei a nomes e projetos que não representam os meus ideais, como a candidatura do deputado federal Professor Alcides”, explicou Mayara em entrevista.

Perseguição

O ataque de Professor Alcides à ex-primeira-dama Mayara Mendanha soma-se à ação intempestiva do prefeito Vilmar Mariano em demitir sumariamente auxiliares que declararam apoio ao ex-deputado Leandro Vilela. A ação truculenta do prefeito também é atribuída ao pré-candidato do PL, de quem Vilmar se aproximou nos últimos dias.


Professor Alcides Aparecida de Goiânia