Matérias
DivulgaçãoAcórdão absolveu os vereadores de Rio Verde Elvis Castro Silva e Ronaldo Souza Cruvinel
TRE absolve vereadores de Rio Verde de fraude a cota de gênero
30/07/2024, às 09:17 · Por Redação
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) publicou na última quinta-feira, 25, o acórdão absolvendo os vereadores de Rio Verde, Elvis Castro Silva e Ronaldo Souza Cruvinel, conhecido como Ronaldinho, de acusações de fraude à cota de gênero. A decisão reverteu a sentença da comarca local que havia impugnado os mandatos dos parlamentares. Os advogados de defesa, Demóstenes Torres, Edson Ferrari Filho e Pedro Lucas Ferrari, apresentaram recurso ao TRE, que decidiu pela absolvição por 5 votos a 2, acompanhando o relator Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior.
Os vereadores enfrentaram uma Aime (ação de impugnação de mandato eletivo) sob a acusação de que a chapa do PSB havia violado a cota de gênero, exigida pela Lei Eleitoral (9.504 de 1997), que estabelece um mínimo de 30% de candidaturas femininas para cargos proporcionais, como vereador ou deputado. A acusação específica envolvia Flávia Angelyne Barbosa Ribeiro, que obtivera apenas dois votos na cidade de Rio Verde, a quarta maior de Goiás, com 225.696 habitantes (IBGE 2022).
Os advogados de defesa demonstraram que Flávia Angelyne desistira tacitamente de sua candidatura devido a um grave acidente sofrido por seu filho no início da campanha. Ela dedicou-se integralmente aos cuidados do filho, que, apesar de ter sobrevivido, fez com que ela abandonasse sua candidatura sem formalizar a desistência no cartório eleitoral. A defesa conseguiu provar essa situação ao TRE, que reconheceu a "justa causa e renúncia tácita" nos autos, destacando que "a então candidata teve de cuidar da saúde de seu filho, que, durante o período de campanha eleitoral, sofreu um grave ferimento na sua cabeça, o que restou devidamente comprovado nos autos".
A decisão do TRE representa uma vitória tanto para Flávia, que priorizou a recuperação do filho, quanto para os vereadores Elvis Castro Silva e Ronaldinho, que conseguiram manter seus mandatos após serem acusados de fraude à cota de gênero. Esta decisão contrasta com casos em outras cidades, como Goiânia, onde vereadores perderam seus mandatos.
Política Vereadores Acórdão TRE Elvis Castro Silva Ronaldo Souza Cruvinel Rio Verde Goiás,