Matérias
DivulgaçãoSenador Jorge Kajuru protocolou um pedido de suspeição contra o ministro Augusto Nardes no TCU
Kajuru solicita suspeição de Augusto Nardes no caso das joias de Bolsonaro
31/07/2024, às 13:27 · Por Redação
O senador Jorge Kajuru (PSB) protocolou um pedido de suspeição contra o ministro Augusto Nardes no Tribunal de Contas da União (TCU). A solicitação tem como objetivo impedir que Nardes continue como relator no caso das joias enviadas pela Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Kajuru argumenta que o ministro do TCU não possui a imparcialidade necessária para conduzir o caso, dado seu histórico de declarações favoráveis a Bolsonaro. O caso em torno de Nardes ocorreu no final de 2022, quando um áudio vazado revelou suas afirmações sobre um suposto movimento nas Forças Armadas, que estariam prestes a realizar ações significativas.
“Agora veio o Bolsonaro que despertou a sociedade conservadora e hoje todo mundo está nas ruas aí fazendo a sua defesa desses princípios. Demoramos, mas felizmente acordamos. Demoramos, mas felizmente acordamos”, declarou Nardes no áudio, demonstrando seu apoio ao ex-presidente.
Na representação, Kajuru enfatizou que o áudio não apenas “corroborava com as pautas golpistas, como também revela sua postura parcial, ou seja, favorável ao Presidente Jair Bolsonaro e suas pautas e contrária aos ideais representados pelo novo governo.”
O senador foi enfático ao destacar a parcialidade de Nardes. “O ministro Augusto Nardes foi contundente em demonstrar sua parcialidade na defesa do Presidente da República quando afirmou que ‘agora veio o Bolsonaro que despertou a sociedade conservadora e hoje todo mundo está nas ruas aí fazendo a sua defesa desses princípios. Demoramos, mas felizmente acordamos. Demoramos, mas felizmente acordamos’”, reiterou Kajuru.
Suspeição Jorge Kajuru Augusto Nardes TCU Joias Bolsonaro,