Matérias
DivulgaçãoSegundo a Polícia Civil, investigação começou em novembro do ano passado
Advogados e defensores falsos deram golpes de R$ 300 mil em mais de 50 moradores de Goiás
01/08/2024, às 15:45 · Por Redação
Falsos advogados e defensores públicos do Ceará deram golpes que somam R$ 300 mil em mais de 50 moradores de Goiás, segundo a Polícia Civil. Os moradores são da Grande Goiânia e também de cidades no interior do estado. A investigação começou em novembro do ano passado.
Com apoio da Polícia Civil do Ceará e do Ministério da Justiça, a Polícia Civil de Goiás cumpriu nesta quarta-feira (31) 26 mandados de prisão na megaoperação Precatório Fantasma. A megaoperação apura crimes de fraude eletrônica e associação criminosa.
Além dos mandados de prisão, são cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e bloqueio de mais de 340 contas bancárias. As ações policiais ocorreram no estado do Ceará, nas cidades de Fortaleza (CE), Pacatuba (CE), Maracanaú (CE), Aquiraz (CE), Canindé (CE) e Maranguape (CE).
Segundo a PC, o grupo conseguia dados de vítimas que tinham processos judiciais em andamento com valores a receber. Com isso, eles entravam em contato com elas e se passavam por advogados, funcionários de escritório de advocacia e defensores públicos.
Em seguida, eles enganavam as vítimas ao dizer que elas tinham valores a receber de processos e pediam transferências bancárias para pagamento de falsos honorários e impostos, com a justificativa de que seria necessário para a liberação de precatórios e alvarás. Desta forma, os criminosos ficavam com os valores das transferências.
De acordo com a polícia, após os pagamentos, as vítimas ainda recebiam falsos comprovantes e documentos falsificados com nomes de juízes e desembargadores, além do brasão do Poder Judiciário.
Falsos advogados Golpe