Matérias
Divulgação - Polícia CivilPolícia Civil prende 8 pessoas e interdita 6 empresas em operação contra falsos financiamentos; ação conjunta coloca fim em esquema que atraía vítimas com anúncios de venda de automóveis e imóveis
Polícia Civil prende 8 pessoas e interdita 6 empresas em operação contra falsos financiamentos
02/08/2024, às 10:27 · Por Redação
A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) prendeu oito pessoas e interditou seis empresas suspeitas de participação em um esquema de falsos financiamentos. A operação, denominada Tolerância Zero, foi realizada em parceria com a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor do estado e teve como alvo estabelecimentos localizados em Aparecida de Goiânia.
Na ação, ocorrida na última terça-feira, 30, as autoridades monitoraram atividades criminosas distribuídas por quatro andares de um prédio, onde as salas das empresas envolvidas estavam situadas. Os suspeitos atraíam clientes através de anúncios enganosos de venda de automóveis e imóveis nas redes sociais e plataformas de marketplace. As vítimas eram induzidas a pagar uma quantia, supostamente como entrada para adquirir o bem, sem ser informadas de que o contrato, na verdade, tratava-se de uma cota de consórcio.
As empresas foram interditadas e autuadas pelo Procon de Goiás por não fornecerem "informações claras aos clientes sobre os serviços oferecidos e sobre a natureza da operação financeira", além de operarem com "propaganda enganosa".
"Ao todo, foram conduzidas 24 pessoas para o 5º DP/2ª DRP e, após análise dos elementos informativos, foi realizada a prisão em flagrante de oito investigados, homens e mulheres de idades variadas, que exerciam as funções de supervisão e representação (proprietários) das pessoas jurídicas envolvidas", declarou a Polícia Civil em comunicado.
Os presos foram autuados por "crime contra as relações de consumo, propaganda enganosa, publicidade abusiva, promoção de publicidade prejudicial ao consumidor e associação criminosa".
Operação Tolerância Zero Polícia Civil Procon Goiás Prisões Interdições Aparecida de Goiânia Goiás,