Matérias
Júnior GuimarãesTomaram posse como desembargadores, a juíza Sirlei Martins, e o juiz Fernando Montefusco
Tribunal de Justiça de Goiás empossa dois novos desembargadores
03/08/2024, às 08:54 · Por Redação
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) empossou nesta sexta-feira, 2, dois novos desembargadores: Sirlei Martins e Fernando Montefusco. A cerimônia ocorreu no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, localizado no Palácio da Justiça Desembargador Clenon de Barros Loyola.
Na solenidade, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), destacou a importância da harmonia entre os poderes, para que um governo seja eficiente. “A convivência harmoniosa melhora a qualidade de vida do povo e é esse o papel que os nossos novos desembargadores vão desempenhar frente à sociedade, levando justiça para a população e estabilizando o processo democrático de Goiás”, ressaltou Caiado.
Sirlei Martins foi escolhida em sessão extraordinária do Órgão Especial no dia 3 de junho. Sua convocação seguiu o critério de merecimento, conforme a Resolução TJ-GO nº 247/2024 e a Resolução CNJ nº 525/2023, que visam promover a igualdade de gênero nos tribunais brasileiros. Com a posse de Sirlei, desde que o órgão foi criado, há 150 anos, somente sete desembargadoras foram promovidas por merecimento. Martins ocupa a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Carlos Roberto Fávaro.
“Tem que ter diversidade. Os nossos espaços de poder sempre foram ocupados por homens brancos. Vivemos um momento agora de nos atentar para que algo esteja errado com essa representatividade, porque nossa sociedade é formada por uma diversidade imensa. Nós temos que trazer essa diversidade para os espaços de poder. Mais mulheres, mais pessoas negras, mais pessoas com deficiência. Temos que fazer com que os espaços de poder sejam representados por pessoas que representam o rosto da sociedade”, afirmou Sirlei Martins, a nova integrante do Tribunal de Justiça goiano.
Fernando Ribeiro Montefusco foi selecionado pelo Órgão Especial do TJ-GO em sessão ordinária realizada no dia 12 de junho, baseado no critério de antiguidade. Ele assume a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Jairo Ferreira Júnior.
“Os desafios são os de sempre no sentido de minimizar a quantidade de processos, atender a população entregando a tutela jurisdicional em tempo razoável como preconiza a constituição. Esse objetivo tem sido alcançado. Quero chegar aqui e fazer coro do que já vem acontecendo com os demais colegas”, compartilhou Fernando Montefusco.
A posse dos novos desembargadores foi conduzida pelo presidente do TJ-GO, Carlos França, que destacou a importância da chegada dos novos magistrados. “Com a presença desses novos magistrados de segundo grau, ou seja, desembargadores, certamente o Tribunal de Justiça continuará prestando um grande serviço à sociedade goiana”, afirmou França.
Durante a cerimônia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, afirmou estar convicto de que a trajetória dos empossados no TJGO é imparcial e dedicada à Justiça, além de manterem o compromisso com o estado democrático de direito. “Desejo que os desembargadores empossados continuem sensíveis às causas e demandas da advocacia”, enfatizou Rafael Lara.
Posse Desembargadores TJ Sirlei Martins Fernando Montefusco Ronaldo Caiado Carlos França Goiânia Goiás,