Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Reprodução - Portal 6

Falta de macas paralisa Samu e Corpo de Bombeiros em Anápolis; unidades de saúde superlotadas agravam a crise e deixam viaturas inoperantes, prejudicando atendimentos de urgência na cidade

Falta de macas paralisa Samu e Corpo de Bombeiros em Anápolis

15/08/2024, às 12:18 · Por Redação

O atendimento de emergência em Anápolis enfrenta uma crise severa: tanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quanto o Corpo de Bombeiros estão impossibilitados de atuar, apesar de possuírem viaturas disponíveis. O motivo é a falta de macas, que estão retidas nas unidades de saúde municipais, impossibilitando o transporte de pacientes.

Conforme apurado pelo Portal 6, todas as macas que deveriam estar nas ambulâncias do Samu e dos Bombeiros estão sendo utilizadas nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A superlotação do Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) e da UPA Vila Esperança, já mencionadas em denúncias anteriores, agrava ainda mais a situação. Além disso, o Hospital Municipal Alfredo Abrahão, que anteriormente funcionava em regime de "portas abertas", também está retendo diversas macas, contribuindo para o problema.

Esse cenário, que se arrasta há meses, se intensificou durante a crise de dengue no início do ano e atingiu um ponto crítico nesta quarta-feira, 14. Com todas as macas ocupadas nas unidades de saúde, as viaturas de emergência permaneceram nos quartéis, incapazes de atender os chamados da população. A situação também tem levado a um outro problema: os bombeiros, após socorrerem pacientes, acabam ficando "presos" nos hospitais, aguardando a liberação do paciente para tentar recuperar as macas e retomar as atividades.

Em resposta à situação, a assessoria do Centro Administrativo de Anápolis informou ao Portal 6 que houve uma "retenção pontual" das macas e que o serviço será normalizado ainda nesta semana. A nota, no entanto, não detalhou como essa normalização será alcançada, nem esclareceu as medidas que serão tomadas para evitar novos casos de paralisação do atendimento de urgência na cidade. 


Denúncia Macas Samu Corpo de Bombeiros Anápolis Goiás,