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DivulgaçãoGoverno federal assume controle do Aeroporto de Cargas de Anápolis e promete concretizar o projeto
Aeroporto de cargas de Anápolis é federalizado
15/08/2024, às 14:30 · Por Redação
O Aeroporto de Cargas de Anápolis, um projeto aguardado há quase 14 anos, deu um passo decisivo rumo à sua conclusão. A obra, marcada por uma série de investigações, processos judiciais e problemas estruturais, foi federalizada pelo governo federal, colocando fim a uma longa espera para que a cidade de Anápolis tenha seu tão desejado aeroporto de cargas internacional. A decisão foi oficializada por meio de uma portaria assinada no dia 26 de julho pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, autorizando a Infraero a assumir a administração, operação e exploração do terminal.
A transição do controle do aeroporto do Estado para a Infraero deve ser concluída em até 120 dias, conforme estabelecido pela portaria. O Aeroporto de Cargas de Anápolis, cuja construção começou em 2010, consumiu mais de R$ 300 milhões dos cofres públicos, mas nunca foi concluído. A pista principal, de 3 mil metros de extensão, apresenta sérios problemas estruturais devido à sua construção sobre uma nascente e aterro, o que a torna vulnerável ao afundamento sob o peso de aeronaves de grande porte.
Para corrigir esses erros, a Goinfra estima que serão necessários mais R$ 150 milhões, além de outros R$ 150 milhões para a construção de instalações prediais, pistas auxiliares e acessos rodoviários. O projeto original foi concebido em 2008, durante uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), que culminou na entrega de um plano para a Secretaria Estadual de Planejamento.
No entanto, a burocracia e os problemas técnicos atrasaram a execução da obra, resultando em uma série de frustrações para a população local. Em maio deste ano, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), solicitou formalmente ao Ministério de Portos e Aeroportos que a Infraero assumisse o aeroporto de Anápolis, visto que o governo estadual não planeja realizar os investimentos adicionais necessários para torná-lo operacional.
Com a federalização, a expectativa é que a Infraero, junto ao governo federal, invista cerca de R$ 500 milhões para corrigir os problemas existentes e, eventualmente, atrair a iniciativa privada para a gestão do aeroporto.
Durante reunião que formalizou a federalização, estiveram presentes o vice-governador Daniel Vilela, o secretário de Estado de Relações Institucionais, Lucas Vergílio, o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, e o deputado federal Rubens Otoni. Todos destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento econômico de Goiás. Além disso, o senador Jorge Kajuru (PSB) também tem desempenhado um papel crucial nas negociações, inclusive discutindo a construção de outros dois aeroportos em Anápolis e Alto Paraíso com o ministro Silvio Costa Filho.
O aeroporto, que atualmente possui uma pista operacional de 1.245 metros, capaz de receber aeronaves de médio porte, deve ganhar uma nova pista de cargas de 3 mil metros após a federalização, ampliando significativamente sua capacidade operacional. “Estamos assumindo o compromisso com o senador Kajuru. É uma decisão do governo do presidente Lula para que, nos próximos três anos, possamos entregar esse aeroporto à população de Goiás,” afirmou o ministro Silvio Costa Filho, reforçando o compromisso do governo federal com a conclusão do projeto.
Aeroporto de Anápolis Federalização Governo Federal Goiás,