Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Participação das mulheres nas eleições de 2024 em Anápolis atinge 35%

Cresce o número de candidaturas femininas em Anápolis

17/08/2024, às 07:53 · Por Redação

A participação feminina na disputa eleitoral de Anápolis em 2024 mostra um aumento, ainda que modesto, em comparação com pleitos anteriores. Este ano, 35% das candidaturas registradas para cargos como vereador, prefeito e vice-prefeito são de mulheres, um crescimento de 2% em relação às eleições de 2020, quando as mulheres representavam 33% dos candidatos.

Essa tendência de crescimento, embora gradual, indica um movimento constante de maior inserção feminina na política. Em 2008, antes da implementação da cota de 30% para gênero, apenas 23% das candidaturas eram ocupadas por mulheres. Com a cota estabelecida, esse número subiu para 31% em 2012 e, desde então, o percentual de mulheres nas eleições municipais em Anápolis tem aumentado, embora a passos lentos, cerca de 1% a cada pleito.

A participação feminina na Câmara Municipal também reflete esse crescimento. Em 2012, apenas três mulheres foram eleitas: Dra Dinamélia (PT), Mírian Garcia (PSDB) e Professora Geli (PT). Já em 2016, o número subiu para quatro, com a eleição de Vilma Rodrigues (PSC), Thaís Souza (PSL), Professora Geli (PT) e Elinner Rosa (PMDB). Na última eleição, em 2020, esse número chegou a cinco, com Andreia Rezende (Solidariedade), Thaís Souza (PP), Seliane da SOS (MDB), Tricia Barreto (MDB) e Cleide Hilário (Republicanos) conquistando cadeiras no legislativo municipal.

Esse crescimento constante, ainda que lento, aponta para a possibilidade de mais uma mulher eleita em 2024, o que elevaria para seis o número de vereadoras entre os 23 assentos da Câmara Municipal de Anápolis. A relevância da participação feminina nas eleições é ainda mais destacada pelo fato de que mais da metade do eleitorado de Anápolis é composto por mulheres, representando 53% dos eleitores.


Política Eleições 2024 Mulheres Candidatas Anápolis Goiás,