Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

A estratégia tem dado certo, o candidato cresceu em última pesquisa

Ministério Público pede a suspensão da candidatura do goiano Pablo Marçal

21/08/2024, às 11:17 · Por Redação

No último sábado, 17, o Ministério Público Eleitoral, protocolou o pedido de suspensão a campanha do candidato prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal.

Segundo o MPE, o pedido de suspensão deve ser realizado até que se apure o abuso de poder econômico durante o período de pré-campanha que se encerrou na sexta, 16 de agosto.

O pedido assinado pelo procurador Fábio Augusto Petean denuncia que Pablo Marçal realizou o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, prática proibida pela legislação eleitoral.

Para driblar a situação, Pablo Marçal passou a estimular o compartilhamento do conteúdo de seus perfis mediante "promessas de pagamentos" aos seguidores.

Para o Ministério Público Eleitoral, a prática configura-se como impulsionamento de conteúdo indireto e impossibilita a fiscalização dos gastos. A legislação eleitoral determina que os gastos durante a chamada "pré-campanha" não podem ser excessivos.

A estratégia tem dado certo, pesquisa do Instituto Altas Intel divulgada nesta quarta-feira, 21, indica que Marçal se aproximou do atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O deputado federal Guilherme Boulos (PSol) segue na liderança.

De acordo com a pesquisa, Boulos está com 28,5% das intenções de voto, seguido por Nunes, com 21,8%. Na sequência, vem o influenciar Pablo Marçal (PRTB), com 16,3%. A deputada Tabata Amaral (PSB) aparece com 12%, tecnicamente empatada com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 9,5% das intenções de voto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa revela que Nunes perdeu votos para Pablo Marçal, que agora aumentou suas chances na disputa. Embora os novos números não indiquem um empate técnico entre os candidatos, Marçal intensifica sua ameaça ao atual prefeito, especialmente na competição pelo eleitorado bolsonarista.

Confira os números da pesquisa desta quarta-feira (21/8):

Guilherme Boulos (PSol): 28,5%
Ricardo Nunes (MDB): 21,8%
Pablo Marçal (PSDB): 16,3%
Tabata Amaral (PSB): 12%
José Luiz Datena (PSDB): 9,5%
Marina Helena (Novo): 4,3%
Altino Prazeres Jr. (PSTU): 0,3%
Ricardo Senese (UP): 0,2%
João Pimenta (PCO): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 6,2%
Não sabem: 0,9%

O Instituto Atlas Intel entrevistou 1.803 eleitores presencialmente entre os dias 15 e 20 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-02504/2024.


Ministério Público Eleitoral MPE São Paulo Pablo Marçal