Matérias
DivulgaçãoSigla ressalta que chapa foi montada com mais candidaturas femininas do que o mínimo estabelecido por lei
União Brasil não vê riscos para cumprir cota de gênero após renuncia de candidata em Goiânia
22/08/2024, às 13:58 · Por Redação
O prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou na última quinta-feira, 15, mas tivemos a minha primeira desistência em Goiânia. Segundo os dados do portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, a candidata Jessica Abreu de Sousa (UB) renunciou a disputa. Dessa forma, ela consta como “inapta” no site.
Em contato com o Jornal Opção, o União Brasil em Goiânia informou que a decisão de desistir da candidatura foi da própria candidata. Segundo a legenda, Jessica já estaria apoiando até um novo candidato e divulgando o apoio em redes sociais. “A Jessica achou que não deveria ser candidata e até está apoiando outro candidato”, esclarece a assessoria.
O União Brasil também acrescenta que a situação não causará problemas para o preenchimento da cota de gênero. Lembrando que as chapas de vereadores precisam contar com no mínimo 30% das candidaturas sendo mulheres. Caso contrário, a Justiça Eleitoral pode cassar a chapa e impedir qualquer parlamentar eleito de assumir o mandato.
Com a presença de Jessica na chapa, o União Brasil teria 36 candidatos a vereador em Goiânia, sendo 14 mulheres, o que representaria cerca de 39% da chapa. Agora, sem a candidata, a porcentagem do partido ficaria com aproximadamente 37% de candidatas. Em qualquer uma das situações, a sigla não correria risco de desrespeitar a cota de gênero.
O partido também informou que não pretende buscar um substituto para a candidata desistente. Como a legenda não corre riscos de ficar abaixo do mínimo estipulado por lei em candidaturas femininas, não foi apontada a necessidade procurar uma outra mulher para compor a chapa. Ao mesmo tempo, a sigla também não descartou essa possibilidade.
Confira a lista dos 35 candidatos do União Brasil para as eleições municipais deste ano:
Arianne Cândido
Chico Zica
Cida Ribeiro
Denício Trindade
Divino Francisco
Dr. Jaime
Fernando Sales
Gabriella Baía
Gilberto Patrício
Japonês Da Uber
João Batista Camargo
João Batista Rodrigues
Josimar Do Piquiras
Liani Wonnê Cavalcante
Lucas Kitão
Marcia Mendonça
Marcus Quintino
Maria Ilca
Mariana Gidrão
Mariza
Nayara Canabrava
Nel Anakim
Paulo Magalhães
Paulo Pacheco
Rodolfo Souza
Ronaldo Borges
Ronaldo Du Cheff
Rose Cruvinel
Sergio Sandre
Sgt Silvana Maria
Subten Paulo Da Maria Da Penha
Tenente Rosy
Thais Santos
Vinicius Do Delegado Waldir
Vinny Gomide
UB Eleições 2024