Matérias
Divulgação - Secom GoiâniaGoiânia lidera o ranking do Índice de Progresso Social (IPS) de 2024 com a maior pontuação entre os 246 municípios goianos avaliados
Estudo revela as 10 cidades com melhor qualidade de vida em Goiás; confira a lista
23/08/2024, às 11:04 · Por Redação
O mais recente Índice de Progresso Social (IPS) de 2024 classificou as cidades de Goiás com a melhor qualidade de vida, utilizando indicadores socioambientais para avaliar o bem-estar dos moradores. Goiânia ficou no topo do ranking, conquistando a maior nota entre os 246 municípios do estado. Confira abaixo a lista das dez melhores cidades goianas segundo o IPS.
10 melhores municípios de Goiás no IPS Brasil 2024:
1. Goiânia - 70,49
2. Goianésia - 65,85
3. Nova Aurora - 65,69
4. Catalão - 65,35
5. Urutaí - 65,11
6. Cachoeira Dourada - 65,10
7. Alto Horizonte - 65,04
8. Ceres - 64,99
9. Lagoa Santa - 64,98
10. Itumbiara - 64,82
O IPS é uma ferramenta baseada em dados públicos que permite a gestão territorial com foco em destacar áreas de excelência e identificar pontos que necessitam de melhorias nos municípios. O índice não avalia os investimentos financeiros, mas sim os resultados efetivos, medindo o quanto os municípios conseguem garantir e proteger os direitos básicos dos cidadãos, como moradia, alimentação e segurança, além de avaliar o acesso à informação e a igualdade de tratamento.
As pontuações variam de 0 a 100 e cobrem três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Dentro dessas dimensões, o IPS considera indicadores como Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.
Goiânia, que liderou o ranking com uma média de 70,49 no IPS, se destacou especialmente nas dimensões de Fundamentos do Bem-estar, com uma nota de 72,63, e Oportunidades, com 58,28. A capital já foi reconhecida como a segunda capital brasileira com melhor desempenho em qualidade de vida. Nos Fundamentos do Bem-estar, Goiânia sobressaiu em indicadores como baixo índice de abandono escolar no Ensino Fundamental, alta densidade de internet banda larga fixa e telefonia móvel, e áreas verdes urbanas. Na dimensão Oportunidades, a capital se destacou pelo acesso a programas de Direitos Humanos, ações para proteção de minorias, bom índice de atendimento à demanda judicial, acesso à cultura, lazer e esporte, baixo índice de gravidez na adolescência, alta taxa de emprego para indivíduos com ensino superior, e boas notas médias no Enem.
Por outro lado, em Necessidades Humanas Básicas, Goiânia recebeu a nota mais alta entre as três dimensões, 80,56, mas o desempenho foi considerado neutro, sem destaques positivos ou negativos. Indicadores como cobertura vacinal, mortalidade infantil, abastecimento de água, saneamento básico, segurança pública, e outros foram avaliados nessa categoria.
Na outra ponta do espectro, Mundo Novo, localizado no Norte de Goiás, obteve a pior classificação, com uma nota de 49,06. A cidade apresentou deficiências em áreas como esgotamento sanitário adequado, cobertura de internet móvel, mortalidade entre jovens adultos, áreas verdes urbanas, acesso à justiça, taxa de gravidez na adolescência e desempenho no ENEM.
O IPS Brasil é resultado de uma parceria entre várias instituições, incluindo o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, a iniciativa Amazônia 2030, Anattá - Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative.
Qualidade de Vida Ranking Goiânia Goiás,