Matérias
DivulgaçãoRelatório aponta que guardas municipais em diversas capitais brasileiras utilizam armas de calibres comparáveis às das forças policiais, incluindo a GCM de Goiânia
GCM de Goiânia está entre as instituições que usam armamentos de calibres policiais
27/08/2024, às 10:33 · Por Redação
Um relatório da Fiquem Sabendo (FS) revelou que, entre as 26 capitais que terão eleições este ano, 20 delas possuem guardas municipais, sendo que 17 dessas capitais disponibilizam a seus agentes armamentos de calibres utilizados por forças policiais, como fuzis, espingardas e pistolas. Goiânia, por exemplo, permite o uso de armas de fogo por sua Guarda Civil Metropolitana desde 2013, incluindo calibres normalmente associados a operações policiais.
A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia conta com 1.182 agentes ativos, o que representa uma proporção de 82,2 agentes por 100 mil habitantes. Esse número coloca Goiânia acima de algumas capitais, como Porto Alegre (28,9) e São Luís (60,8), mas abaixo de Belo Horizonte, que possui uma taxa de 99,1 agentes por 100 mil habitantes. Apesar de serem forças de segurança regidas pelas prefeituras e destinadas principalmente à proteção de bens, serviços e instalações municipais, as guardas municipais, conforme legislação federal de 2014, podem atuar em conjunto com órgãos de segurança pública em determinadas situações.
Com a ampliação das competências das guardas municipais, que agora incluem abordagens, revistas pessoais e prisões em flagrante, observa-se um aumento no número de guardas armadas no Brasil. Desde 2013, nove guardas municipais passaram a ter acesso a armas de fogo, elevando o número total para 17 capitais onde os agentes são armados. Esse movimento ocorre em um contexto de redução no número de policiais militares e civis, como apontado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Em Goiânia, o calibre mais frequentemente utilizado pela Guarda Civil Metropolitana é o 9mm, que é adequado para situações de patrulhamento urbano. Além disso, o uso de armas longas também é permitido, com a prefeitura informando que o calibre 5.56mm é empregado, principalmente em carabinas e espingardas. Os fuzis, que possuem cano raiado e são capazes de disparar projéteis de alta velocidade em longas distâncias, são armas típicas de combate militar e também são usadas pela guarda para situações que exigem resposta a alvos distantes.
Armamento GCM Goiânia Goiás,