Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Deputada federal Adriana Accorsi lidera com 22%, mas Sandro Mabel se destaca ao alcançar 19% e empatar tecnicamente com ela e com o senador Vanderlan Cardoso

Mabel é quem mais se destaca na pesquisa Quaest da TV Anhanguera

04/09/2024, às 10:53 · Por Redação

A pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira, 3, mostra um cenário ainda embolado na corrida pela Prefeitura de Goiânia. A deputada federal Adriana Accorsi (PT) lidera com 22% das intenções de voto, seguida de perto pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD) e pelo empresário Sandro Mabel (União Brasil), ambos com 19%.

A margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos coloca os três candidatos em um empate técnico. Logo atrás, aparecem Fred Rodrigues (PL) com 9% e Matheus Ribeiro (PSDB) com 6%. Outros candidatos, como Rogério Cruz (Solidariedade) e Professor Pantaleão (UP), somam 4% e 2%, respectivamente. Além disso, 11% dos eleitores ainda se declaram indecisos, e 8% afirmam que votarão em branco, nulo ou que não participarão da eleição.

A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, entrevistando 900 eleitores de Goiânia com idade a partir de 16 anos. O estudo, que tem 95% de confiança, está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-00762/2024.

Espontânea
No levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, 71% dos eleitores ainda estão indecisos. Nesse cenário, Adriana Accorsi lidera com 9%, seguida por Sandro Mabel (6%), Fred Rodrigues (5%), Vanderlan Cardoso (4%), Rogério Cruz (2%), Matheus Ribeiro (1%) e Professor Pantaleão (0%).

Rejeição
A pesquisa também abordou a rejeição dos candidatos. Rogério Cruz lidera o ranking de rejeição com 41%, seguido de Adriana Accorsi (38%) e Vanderlan Cardoso (35%). Sandro Mabel tem 31% de rejeição, enquanto Matheus Ribeiro e Fred Rodrigues aparecem com 22% e 18%, respectivamente.

Conhecimento dos candidatos
Em relação ao grau de conhecimento dos candidatos, Vanderlan Cardoso é o mais conhecido, com 44% dos eleitores afirmando que o conhecem e votariam nele, enquanto 35% dizem conhecê-lo, mas não votariam. Sandro Mabel é conhecido por 39% dos eleitores que votariam nele, mas tem uma rejeição de 31%. Já Adriana Accorsi é conhecida por 37% que votariam nela, com 38% afirmando que não a apoiariam.

Influência
A pesquisa também explorou a influência do apoio de figuras políticas como o presidente Lula (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Entre os entrevistados, 47% preferem que o próximo prefeito seja "independente" de influências políticas. Quanto ao apoio de Lula, 16% dos eleitores gostariam que o prefeito fosse aliado ao presidente, enquanto 31% preferem um candidato alinhado com Bolsonaro. O apoio de Caiado parece ter maior influência, com 38% dos eleitores afirmando que votariam em um candidato apoiado por ele.


Política Eleições 2024 Pesquisa Quaest TV Anhanguera Prefeitura de Goiânia Sandro Mabel Vanderlan Cardoso Adriana Accorsi Goiás