Matérias
DivulgaçãoLaboratório goiano é o primeiro público do País a receber aval da Anvisa para produzir glicosímetros
Iquego irá fabricar medidores de glicose
04/09/2024, às 22:44 · Por Redação
A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) se tornará o primeiro laboratório público do Brasil a fabricar glicosímetros e seus consumíveis, como tiras de glicose. A autorização de funcionamento foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, 29 de agosto. Com isso, o parque fabril da empresa, que é subsidiada pelo Governo de Goiás, retomará suas atividades após mais de oito anos de paralisação.
O diretor industrial Daniel Jesus explica que, inicialmente, a Iquego produzirá lotes-piloto de fitas de glicose, que passarão por inspeção da Vigilância Sanitária de Goiânia antes da emissão do alvará de funcionamento. A empresa, segundo Daniel, alcançou esta fase por meio de uma parceria estratégica com uma empresa asiática, e está buscando outras colaborações para expandir sua linha de produtos. "Até agora, importávamos parte desses produtos. Agora, vamos fabricá-los aqui, marcando o retorno das atividades industriais", celebra o diretor.
Laís de Castro, a terceira mulher a assumir a presidência da Iquego em seus 60 anos de história, vê a retomada industrial como um grande avanço para a empresa no setor da saúde. Ela assumiu o cargo há cerca de 30 dias e está focada em melhorar o desempenho do laboratório e lançar novos produtos. "Nosso objetivo é tornar a Iquego uma empresa auto-sustentável", afirma. Embora a autorização da Anvisa permita à Iquego produzir qualquer produto ou dispositivo de saúde de Classe III, no momento, a prioridade são as fitas de glicose, com uma meta inicial de produção de 6 milhões de unidades mensais.
Iquego Glicose