Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Objetivo de desmantelar uma organização criminosa

Operação da PF afasta prefeito de Cidade Ocidental

04/09/2024, às 19:58 · Por Redação

O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP), foi afastado de suas funções pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região após uma operação da Polícia Federal em colaboração com a Controladoria-Geral da União, realizada nesta quarta-feira (4). Cidade Ocidental está situada na região metropolitana do Entorno do Distrito Federal.


A ação, denominada Operação Ypervoli, visa desmantelar uma rede criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, que atua em várias cidades do Entorno do Distrito Federal, incluindo Cidade Ocidental. O portal Mais Goiás está buscando contato com a defesa do prefeito para obter sua versão dos fatos.


A operação mobilizou mais de 100 policiais federais e 10 servidores da CGU, que cumpriram 27 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e oito mandados de medidas cautelares diversas da prisão, todos autorizados pelo TRF-1. As ações foram realizadas tanto no Distrito Federal quanto em Goiás.


As investigações conduzidas pela Polícia Federal e a auditoria da CGU revelaram indícios de manipulação em mais de 100 contratos, envolvendo um montante superior a R$ 65 milhões.


Em resposta aos indícios de crimes em curso, o TRF-1 determinou o afastamento de Fábio Corrêa do cargo de prefeito e proibiu a celebração de novos contratos públicos com as pessoas e empresas envolvidas na investigação.


Os acusados podem responder por peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.


Cidade Ocidental Fábio Corrêa