Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Fábio Lima / O Popular)

Lixo se acumula em ponto de entrega voluntária (PEV) da Comurg na Praça Universitária: comerciantes não veem serviço de limpeza no local desde a semana passada

Sem receber, Ita recolhe caminhões que prestam serviço à Comurg

05/09/2024, às 09:14 · Por Redação

A Ita Frotas suspendeu na segunda-feira, 2, a locação por atrasos no pagamento da Prefeitura de Goiânia. Segurdo reportagem do jornal O Popular desta quinta-feira, 05, a Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) não fala em atraso, mas em “desencontro de contas com a empresa" .

Com isso, os serviços de zeladoria pública na capital, como varrição de vias públicas, remoção de galhos, pintura de meio-fio, roçagem, manutenção de iluminação pública e coleta seletiva, realizados pela Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg), ficam comporometidos.

Sem veículos, a Comurg foi socorrida mais uma vez pelo Consórcio Limpa Gyn, que a partir de maio começou a assumir os serviços de coleta de lixo, remoção de entulho e até outubro fica com a coleta seletiva. O grupo empresarial emprestou 20 caminhões para que a companhia possa retomar o serviço de coleta de folhagens. De acordo com o Limpa Gyn, os veículos serão operados pela equipe de motoristas e coletores do próprio consórcio, de forma gratuita e sem tempo determinado.

Esta é pelo menos a segunda vez que o consórcio socorre a Comurg. No final de julho, o grupo emprestou maquinário para que a companhia retomasse as atividades no aterro sanitário. A Comurg nunca falou abertamente sobre o que ocorreu, mas o jornal apurou que houve problemas com fornecimento de combustível usado nos equipamentos responsáveis pelo funcionamento do espaço. Por dias, não foi possível despejar o lixo coletado por empresas particulares e pelo próprio consórcio em residências e comércio.

A Prefeitura aumentou em R$ 6,5 milhões o repasse mensal à companhia, alegando aumento no volume de serviços contratados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Porém, a pasta se recusou a detalhar os tipos e as quantidades de serviços a mais que a companhia vinha fazendo ao longo dos meses. Com a mudança no valor, a Comurg passou a receber até R$ 49,6 milhões.


Lixo Comurg Prefeitura de Goiânia,