Matérias
DivulgaçãoFaculdade de Ciências Sociais interrompe atividades em luto pela morte da docente, que dedicou mais de uma década à instituição e deixa um importante legado acadêmico
UFG suspende aulas após morte da professora Janine Collaço
07/09/2024, às 17:34 · Por Redação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou a morte da professora Janine Helfst Leicht Collaço, ocorrida na noite da última quinta-feira, 5, em sua residência, em Goiânia. Janine, que era docente da Faculdade de Ciências Sociais da UFG há mais de 10 anos, enfrentava problemas de saúde, segundo relatos de amigos próximos. Sua morte causou grande comoção entre a comunidade acadêmica, que se manifestou em pesar nas redes sociais.
Alunos e ex-colegas compartilharam mensagens de gratidão pela influência de Janine em suas vidas acadêmicas. “Obrigada pelo conhecimento repassado, foi um privilégio!”, comentou uma estudante. Outra mensagem expressou: “Uma perda imensa em tantos aspectos para os que ficam”.
Em respeito à sua memória, a UFG decidiu suspender todas as atividades da Faculdade de Ciências Sociais na sexta-feira, 6. A professora Janine deixa o marido e duas filhas. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Janine Collaço era reconhecida por sua dedicação ao ensino e à pesquisa. Com mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), ela ingressou na UFG em 2012. Entre 2014 e 2018, exerceu o cargo de vice-diretora da Faculdade de Ciências Sociais, e atualmente era vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Sua paixão pela gastronomia a levou a fundar e coordenar o Grupo de Estudos em Consumo, Cultura e Alimentação (Gecca), além de atuar no Centro de Ciência e Tecnologia em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional da Região Centro-Oeste.
Diversas instituições, incluindo o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), publicaram notas de pesar, destacando sua notável trajetória acadêmica e sua contribuição para a educação pública. “Sua trajetória acadêmica e compromisso com a educação pública foram exemplos de excelência e inspiração para todos que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado. A professora Janine Collaço será sempre lembrada pelo seu brilhantismo intelectual, sua gentileza e sua incansável busca pelo conhecimento e pela justiça social”, afirmou o Adufg-Sindicato.
Luto Janine Helfst Leicht Collaço UFG,