Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Na tentativa de reverter a rejeição entre as mulheres, Professor Alcides chegou a gravar um vídeo e postar em suas redes sociais

Voto feminino expõe fragilidade de Professor Alcides em Aparecida, mostra AtlasIntel

09/09/2024, às 11:42 · Por Redação

O deputado federal Professor Alcides (PL) viu sua vantagem na disputa pela prefeitura de Aparecida de Goiânia derreter nos últimos dias. A pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Portal 6, e divulgada no último sábado, 7, trouxe um inédito empate técnico na disputa. A estratificação do levantamento mostra que o candidato do PL perdeu espaço entre as mulheres, a maioria do eleitorado em Aparecida. 

Alcides tem 42,8% das intenções de voto, seguido de perto por Leandro Vilela (MDB), com 37,5%. A distância de 5,3 pontos está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, indicando empate técnico na liderança. O vereador Willian Panda (PSB) tem 11,1% das menções estimuladas. Em votos válidos, Alcides tem 46,9%, Vilela 41% e Panda 12,2. 

Ao estratificar as intenções de voto, a AtlasIntel expõe a maior dificuldade da campanha de Professor Alcides, o voto feminino. Entre as mulheres, que representam 53,3% do eleitorado apto a votar, Alcides tem 33% dos válidos, 13,8 pontos atrás de Leandro Vilela, com 43,8%. 

Em pesquisas anteriores, a frente da Alcides sobre Leandro era superior a 25 pontos percentuais, com vantagem proporcional entre homens e mulheres. A AtlasIntel demonstra que, até aqui, foram as mulheres, em grande parte, que abandonaram a candidatura do Professor Alcides. Daí a vantagem sobre o emedebista ter despencado, indicando tendência de segundo turno em Aparecida. 

O eleitorado feminino sempre foi uma questão para a campanha do candidato do PL e, por outro lado, vem sendo exaustivamente explorada pelos adversários. Em um dos episódios, em um ataque misógino, Professor Alcides xingou de “puta” a mãe de um aluno dentro da Unifan, faculdade que pertence a ele. Em outro ataque, numa discussão na Câmara Federal, Alcides se exaltou com parlamentares, chamando-as de “loucas”. 

Na tentativa de reverter a rejeição entre as mulheres, Professor Alcides chegou a gravar um vídeo e postar em suas redes sociais. Cercado por mulheres, ele fala de um episódio em que ele foi acusado de ‘pedofilia’, que o teria atrapalhado em 2016.  

A AtlasIntel fez 1.225 entrevistas em Aparecida entre os dias 1º e 6 de setembro. A pesquisa foi registrada no TSE com o protocolo GO-00108/2024.


Professor Alcides Aparecida de Goiânia Eleições 2024 Mulheres Prefeitura de Aparecida