Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Reprodução

Vanderlan anuncia Sucena Hummel como vice após derrota no TRE; senador anunciou nesta sexta-feira, 13, a contadora como sua vice-prefeita na disputa pela Prefeitura de Goiânia

Vanderlan anuncia Sucena Hummel como vice após derrota no TRE

14/09/2024, às 09:05 · Por Redação

Candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, o senador Vanderlan Cardoso anunciou nesta sexta-feira, 13, a contadora Sucena Hummel como a nova candidata a vice-prefeita em sua chapa. Ele foi obrigado a escolher um novo nome, após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) que excluiu o PP da composição partidária. Até então, o vice de Vanderlan era o médico e ex-vereador de Goiânia, Paulo Daher (PP).

Com a decisão da Justiça, Daher renunciou à candidatura, após quase um mês de campanha eleitoral. A sigla deve recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas Vanderlan seguirá na disputa ao lado de Sucena. A escolhida por ele é presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO). Ela tem como bandeiras políticas a desburocratização dos setores público e privado e a melhoria do ambiente de negócios no estado.

Sucena tem 43 anos, é natural de Inhumas, graduada em Letras e Ciências Contábeis, com especialização em Gestão de Pessoas e em Consultoria e Empreendedorismo Contábil. A decisão do TRE-GO que obrigou Vanderlan a definir novo vice colocou fim numa disputa entre as chapas dele e do adversário Sandro Mabel (UB), também candidato a prefeito de Goiânia, com apoio do governador Ronaldo Caiado (UB).

Ambas brigavam pela integração do PP às respectivas coligações. Tudo começou depois que a direção municipal do partido publicou atas de convenção indicando que Paulo Daher seria o vice ao lado de Vanderlan. Pouco tempo depois, a cúpula estadual do PP aprovou um caminho diferente ao que foi decidido pela direção local. Integrantes do partido definiram apoio a Mabel.

Diante da divisão do PP e de questionamentos sobre a legitimidade das atas publicadas, inicialmente, o TRE-GO foi provocado pelas candidaturas, que buscaram a definição e segurança jurídica sobre o destino do partido. A decisão determinou a exclusão do PP da disputa majoritária, de forma que a sigla não poderá participar de nenhuma composição na disputa pela prefeitura de Goiânia.


Política Eleições 2024 Vanderlan Cardoso Sucena Hummel Prefeitura de Goiânia Goiás,