Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Apesar de oscilação negativa nas pesquisas, senador Vanderlan Cardoso descarta mudanças e foca em indecisos para alavancar candidatura nos últimos dias antes do pleito

Vanderlan Cardoso diz que fará ‘mais do mesmo’ na reta final da campanha em Goiânia

25/09/2024, às 10:36 · Por Redação

A menos de duas semanas do primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Goiânia, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) mantém sua estratégia de campanha, ao apostar em uma abordagem contínua e sem grandes alterações. Segundo o candidato disse ao jornal O Popular, a fase final será marcada por "mais do mesmo", com ênfase em caminhadas, carreatas e reuniões, atividades que já têm sido o foco desde o início da campanha.

A decisão de manter o curso atual foi confirmada após avaliações internas que consideraram os resultados de duas pesquisas recentes – Quaest/TV Anhanguera e Serpes/O Popular. Ambas indicaram um cenário de disputa acirrada entre Vanderlan e os candidatos Sandro Mabel (UB) e Adriana Accorsi (PT), que lideram a corrida de maneira técnica, dentro da margem de erro. Mesmo com essa proximidade, alguns membros da equipe de Vanderlan sugeriram ajustes na estratégia, especialmente para tentar enfrentar o apoio significativo de rua à candidatura de Mabel, impulsionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB). No entanto, o senador rejeitou as mudanças e reafirmou sua confiança na estratégia adotada.

"A gente acredita que estamos bem posicionados. As pesquisas, quando vai chegando perto da eleição, começam a bagunçar. Em 2020, por exemplo, algumas davam uma diferença de 23 pontos e no final foi menos de 5. Nossas pesquisas internas mostram que ainda estamos na liderança", afirmou o senador. Ele também destacou que a receptividade da população tem sido um indicativo positivo para sua campanha.

De acordo com a última pesquisa Serpes, Vanderlan aparece com 14,8% das intenções de voto, uma diferença de mais de 5 pontos percentuais em relação a Adriana Accorsi e Sandro Mabel, que estão tecnicamente empatados com 20% e 20,3%, respectivamente. No entanto, o senador se mantém à frente dos dois candidatos nas simulações de segundo turno. Outro dado relevante, extraído da pesquisa Quaest, é que 50% dos eleitores ainda podem mudar de voto antes do dia da eleição. Entre os eleitores de Vanderlan, 66% afirmam que sua decisão ainda não é definitiva, enquanto 40% dos eleitores de Adriana e 44% dos eleitores de Mabel também indicaram a possibilidade de mudar de opinião.

"Quando a eleição se aproxima, o eleitor indeciso começa a se definir, e estamos vendo isso acontecer. Ainda há muitos indecisos, e sabemos que a decisão será tomada nos últimos dias", disse Vanderlan. Ele também minimizou a necessidade de mudanças drásticas na estratégia de campanha: "É seguir fazendo o que já estamos fazendo – caminhadas, carreatas, falar com o eleitor, participar das sabatinas e intensificar nossa presença. Nossa equipe é muito entusiasmada."

Apesar de ter enfrentado duas derrotas em disputas anteriores à Prefeitura de Goiânia, para Iris Rezende (MDB) em 2016 e Maguito Vilela (MDB) em 2020, Vanderlan afirma que a receptividade nesta campanha é diferente. "As pessoas me conhecem melhor agora, e sinto que, de certa forma, o eleitor que não votou em mim na última eleição se arrependeu. A recepção tem sido muito boa", concluiu.


Política Eleições 2024 Vanderlan Cardoso Prefeitura de Goiânia Goiás,