Matérias
DivulgaçãoCandidato do PL, Márcio Correa, aparece numericamente à frente do petista Antônio Gomide, mas cenário indica segundo turno entre os dois líderes
Correa e Gomide empatam tecnicamente na disputa em Anápolis, aponta pesquisa Serpes/O Popular
28/09/2024, às 09:23 · Por Redação
A nova rodada da pesquisa Serpes/O Popular para a Prefeitura de Anápolis, divulgada neste sábado, 28, revela um cenário de empate técnico entre o suplente de deputado federal Márcio Correa (PL) e o deputado estadual Antônio Gomide (PT). De acordo com o levantamento realizado no dia 25 de setembro, Correa tem 34,6% das intenções de voto, enquanto Gomide registra 32,9%. Embora a diferença de 1,7 ponto porcentual coloque Correa à frente numericamente, a margem de erro de 4 pontos percentuais mantém o empate técnico.
Em terceiro lugar, aparece a ex-secretária municipal Erizania Freitas (UB), com 9,7%, seguida do ex-deputado estadual José de Lima (PMB), com 3,7%. O advogado Hélio José Lopes, conhecido como Hélio da Apae (PSDB), ocupa a última posição com 2,8%. A pesquisa ainda aponta que 11,8% dos eleitores anapolinos estão indecisos, e 4,5% pretendem votar nulo. O levantamento foi realizado de forma estimulada, em que os nomes dos cinco candidatos são apresentados aos eleitores.
Na comparação com a rodada anterior, divulgada em agosto, Gomide tinha 34,9% e Correa 30,1%, o que representava uma vantagem de 4,8 pontos percentuais para o petista. O novo cenário inverte a liderança, com Correa registrando um crescimento de 4,5 pontos percentuais, enquanto Gomide oscila negativamente em 2 pontos. Erizania também mostrou avanço, subindo 4,5 pontos percentuais. Já José de Lima teve uma queda de 2,3 pontos, e Hélio manteve o mesmo índice.
A pesquisa indica a possibilidade de segundo turno entre os dois líderes, Correa e Gomide, mantendo a disputa acirrada na reta final. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo GO-06307/2024 e possui um nível de confiança de 95%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não recebem a lista de candidatos, os resultados entre Correa e Gomide são ainda mais próximos: 27,8% a 27,5%, respectivamente. Erizania aparece com 7%, José de Lima com 2%, e Hélio da Apae com 1,8%. O número de indecisos ainda é expressivo, representando 30,4% do eleitorado. Na rodada anterior, realizada em agosto, o índice de indecisos era ainda maior, alcançando 47,1%, e agora registrou queda de 16,7 pontos percentuais. Correa foi o candidato que mais cresceu na espontânea, com um aumento de 8,5 pontos percentuais, seguido por Gomide, que subiu 4,7 pontos.
Rejeição
A pesquisa Serpes também mediu a rejeição dos candidatos, e Antônio Gomide lidera este quesito, com 27,8% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito algum. Erizania Freitas registra 16,6% de rejeição, seguida de perto por Márcio Correa, com 16,3%. José de Lima aparece com 15% de rejeição, e Hélio da Apae com 13,1%. A pesquisa permite respostas múltiplas, por isso o total dos índices de rejeição supera 100%. Comparado à rodada anterior, a rejeição a Gomide caiu 3,3 pontos, enquanto os demais candidatos oscilaram levemente.
Segundo turno
No cenário de segundo turno entre Correa e Gomide, a pesquisa mostra um novo empate técnico. O petista aparece com 40,6% das intenções de voto, contra 40,4% de Correa. Nesse cenário, 12,8% dos eleitores afirmam estar indecisos, e 6,2% declaram que votariam nulo. Na rodada anterior, Gomide tinha uma vantagem maior, com 42,1% contra 35,6% de Correa.
Política Eleições 2024 Antônio Gomide Márcio Correa Prefeitura de Anápolis Goiás Pesquisa Serpes Jornal O Popular,