Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Reprodução

Sandro Mabel lidera com folga disputa pela Prefeitura de Goiânia, aponta pesquisa Opção; candidato do União Brasil se afasta dos adversários e consolidaria vitória no segundo turno, de acordo com cenário mais recente

Sandro Mabel lidera com folga disputa pela Prefeitura de Goiânia, aponta pesquisa Opção

28/09/2024, às 09:35 · Por Redação

Um novo levantamento do instituto Opção Pesquisas, realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, revela que Sandro Mabel (UB) desponta como o líder isolado na corrida pela Prefeitura de Goiânia, com 26,8% das intenções de voto. O candidato se distancia dos adversários e ultrapassa a margem de erro de 3 pontos percentuais. Adriana Accorsi (PT) segue em segundo lugar, com 19,7%, enquanto Vanderlan Cardoso (PSD) ocupa a terceira posição, com 14,8%.

Outros nomes na disputa incluem Fred Rodrigues (PL), com 10,9%; Matheus Ribeiro (PSDB), com 6,3%; e o atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade), que tem 4,4%. Professor Pantaleão (UP) fecha a lista com apenas 0,5% das intenções de voto. Indecisos representam 10%, enquanto votos brancos e nulos somam 6,7%. 

A pesquisa ouviu 1.274 eleitores de Goiânia em entrevistas presenciais e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o número GO-07046/2024. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Um dado relevante do levantamento é que, embora 63,3% dos eleitores afirmem estar decididos quanto ao voto, 33,5% declararam que ainda podem reconsiderar suas escolhas até o dia das eleições. Esse percentual de eleitores indecisos sobre sua decisão final indica que a disputa pode apresentar mudanças nos próximos dias, dependendo da evolução da campanha. Além disso, 3,2% dos entrevistados preferiram não opinar sobre a definição do voto.

Espontânea
Quando os eleitores foram questionados sem a apresentação dos nomes dos candidatos (pesquisa espontânea), Sandro Mabel manteve a liderança e foi lembrado por 17,4% dos entrevistados. Adriana Accorsi foi citada por 13%, e Vanderlan Cardoso por 8,9%. Fred Rodrigues obteve 8,1% das menções, enquanto Matheus Ribeiro foi lembrado por 2,6%. Rogério Cruz, com 1,6%, e Professor Pantaleão, com 0,1%, completam a lista. A porcentagem de indecisos foi de 42,2%, e os votos brancos e nulos somaram 6,3%.

Cenários de segundo turno favorecem Mabel
A pesquisa também considerou cenários de segundo turno e aponta que Sandro Mabel venceria em qualquer configuração. Contra Adriana Accorsi, Mabel alcançaria 50,1% das intenções de voto, enquanto a candidata petista ficaria com 32,9%. Em uma disputa direta com Vanderlan Cardoso, Mabel teria 46,1%, contra 32,3% do adversário do PSD.

Já em um cenário de segundo turno entre Vanderlan e Adriana Accorsi, o candidato do PSD venceria com 44,6%, frente a 34,3% da petista, segundo a pesquisa Opção.


Política Eleições 2024 Sandro Mabel Adriana Accorsi Vanderlan Cardoso Prefeitura de Goiânia Opção Pesquisa Jornal Opção Goiás,