Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Eurípedes Junqueira morreu na noite desta terça-feira, 1º, aos 90 anos de idade

Caiado lamenta morte do ex-prefeito de Anápolis, Eurípedes Junqueira

03/10/2024, às 09:38 · Por Redação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de uma das figuras mais ilustres de Anápolis, Eurípedes Junqueira, que ocorreu na noite desta terça-feira, 1º, aos 90 anos de idade. Além de ocupar diversos cargos públicos, Eurípedes foi prefeito de Anápolis.


NOTA DE PESAR

Foi com enorme tristeza que recebemos, Gracinha e eu, a notícia do falecimento do grande amigo e admirável homem público Eurípedes Junqueira, na noite de terça-feira (1º/10).

Ao longo de 90 anos, Eurípedes exerceu com brilhantismo todas as atividades que abraçou, seja a docência, a administração pública ou o trabalho comunitário. Foi prefeito de Anápolis e secretário de Estado; grão-mestre do Grande Oriente de Goiás e ministro do Supremo Tribunal de Justiça Maçônica; além de professor e diretor escolar.

Eurípedes foi um servidor público na melhor acepção da palavra, deixando um legado de honradez, integridade e compromisso com o bem comum.

Foi ainda um esteio e um exemplo para a família e para os amigos, entre os quais incluo a mim e toda a minha família. Junto-me, assim, àqueles que lamentam sua partida neste momento, mas que também celebram sua vida e seu legado.

Que Deus conforte nossos corações.

Ronaldo Caiado

Governador de Goiás


Quem foi Eurípedes Junqueira

Eurípedes Junqueira nasceu em uma família de destaque na vida pública e social de Anápolis. Sua família chegou à cidade em 1920. Seu irmão, Sebastião Pedro Junqueira, foi vereador, industrial e fundador do jornal “Tribuna de Anápolis”. Seguindo os passos do irmão, Eurípedes se mudou para a cidade em 1947 para estudar no Colégio Couto Magalhães.

Sua entrada na vida pública ocorreu em 1955, quando, devido à sua militância estudantil, foi convidado pelo então prefeito Carlos de Pina para dirigir o Departamento de Água de Anápolis. Junqueira, que também foi professor, teve uma trajetória política marcada por importantes colaborações em diferentes administrações municipais.

Velório

O velório será realizado a partir da 7h, no Velório São Sebastião, localizado no Setor Central, e o sepultamento ocorrerá ás 16h no Cemitério São Miguel.

 


Anápolis Eurípedes Junqueira Ronaldo Caiado