Matérias
Divulgação
Partidos que apoiam o governador Ronaldo Caiado e vice-governador Daniel Vilela conquistam ampla maioria no estado e preparam terreno para a próxima eleição de 2026
Base aliada de Caiado elege 179 prefeituras em Goiás
08/10/2024, às 09:18 · Por Redação
Os partidos que compõem a base aliada do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), saíram vitoriosos nas eleições municipais deste domingo, 6, e garantiram um expressivo número de prefeitos em todo o estado. Ao todo, a coalizão formada por União Brasil, MDB, PP, Podemos, Avante, Agir, PRD e Republicanos elegeu 179 prefeitos, além de se manter na disputa pelos executivos de Aparecida de Goiânia e Goiânia, que seguem para o segundo turno.
O União Brasil, partido do governador Caiado elegeu prefeitos em 93 municípios, com cerca de 2,1 milhões de habitantes sob sua administração. Esse número pode aumentar consideravelmente se Sandro Mabel (UB), candidato à Prefeitura de Goiânia, vencer no segundo turno, o que elevaria o controle do partido sobre 1,4 milhão de moradores da capital. O resultado, caso confirmado, consolidará o União Brasil como a força política dominante no estado.
O MDB, sob a liderança do vice-governador Daniel Vilela, conquistou 40 prefeituras, fortalecendo ainda mais sua posição estratégica para as próximas eleições. Daniel Vilela, filho do ex-governador Maguito Vilela, consolida-se como um dos principais nomes da política goiana, sendo cotado como favorito ao governo em 2026. A articulação do MDB em regiões como o Sudoeste goiano foi decisiva, onde o partido, em parceria com o União Brasil, venceu em 27 dos 28 municípios da área.
Um dos destaques foi a vitória em Rio Verde, onde Wellington Carrijo, apoiado pelo atual prefeito Paulo do Vale, derrotou Lissauer Vieira, ex-presidente da Assembleia Legislativa, com 62,67% dos votos válidos. Essa vitória é simbólica, já que Lissauer é considerado uma das principais lideranças do PL, partido de oposição em Goiás, e foi derrotado em uma cidade de grande importância eleitoral.
O Progressistas (PP), que conseguiu eleger prefeitos em 24 cidades, também obteve vitórias importantes, como em Piracanjuba, com a Professora Lenizia, em Abadia de Goiás, com Wander Saraiva, e em Abadiânia, com Dr. Itamar. Já o Podemos, que conquistou 14 prefeituras, teve como destaque as vitórias em Aragoiânia e Bela Vista de Goiás.
O Avante, por sua vez, fez apenas uma prefeita, Maysa Cunha, em Iporá. O Agir, outro partido da base aliada, não conseguiu eleger nenhum prefeito. Já o PRD conquistou quatro prefeituras, enquanto o Republicanos elegeu dois prefeitos: Dr. Luiz em Nerópolis e Onofre em Colinas do Sul.
Política Eleições 2024 Ronaldo Caiado Daniel Vilela União Brasil MDB PP Podemos Avante Agir PRD Republicanos Goiás,