Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Estimativas apontam que 90% dos eleitores de Adriana Accorsi devem migrar para Sandro Mabel, o que pode ser decisivo na disputa contra Fred Rodrigues

Eleitorado de Adriana pode definir vitória de Mabel no segundo turno em Goiânia

08/10/2024, às 10:16 · Por Redação

Mesmo fora da corrida pela Prefeitura de Goiânia após ficar em terceiro lugar no primeiro turno, com 168.141 votos (24,44% dos válidos), a deputada federal Adriana Accorsi (PT) pode desempenhar um papel decisivo na definição do segundo turno. A diferença entre Sandro Mabel (UB) e Fred Rodrigues (PL), que avançaram para a próxima fase, foi de apenas 23.975 votos, e o destino do eleitorado de Accorsi pode alterar significativamente o resultado final.

Com base no contexto político atual e no histórico de rivalidade entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL) — especialmente marcado pela polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) —, é pouco provável que Accorsi apoie Fred Rodrigues, que representa uma ala alinhada ao bolsonarismo. Pelo contrário, há sinais de que a deputada estaria mais inclinada a apoiar Sandro Mabel. A estimativa é que até 90% de seus eleitores migrem para o candidato do União Brasil (UB), já que as barreiras ideológicas contra Mabel não parecem tão rígidas.

Accorsi sempre defendeu a construção de uma frente ampla para Goiânia, incluindo nomes de centro e centro-direita, uma estratégia que poderia ser concretizada com o apoio a Mabel, cujo perfil se encaixa nesse espectro político. Tal aliança faria sentido dentro da proposta de derrotar Rodrigues e a influência do bolsonarismo na capital goiana.

Contudo, ainda há incerteza sobre como o Partido dos Trabalhadores (PT) se posicionará oficialmente, especialmente em relação a uma aliança com o governador Ronaldo Caiado (UB), um movimento pouco comum. Além do eleitorado de Accorsi, há outros 115 mil votos que ainda podem ser disputados entre os candidatos que ficaram fora do segundo turno. Entre eles, estão votos de candidatos como Matheus Ribeiro e Rogério Cruz, que podem auxiliar. Somam-se a esses os 50 mil votos brancos e nulos, e a considerável abstenção de 290.868 eleitores que não compareceram no primeiro turno, um número superior ao total de votos de Rodrigues.


Política Eleições 2024 Adriana Accorsi Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia Goiás,