Matérias
Jhonney Macena
MDB consolida crescimento e se firma como segundo partido com mais prefeitos eleitos em Goiás; com 46 prefeitos eleitos no primeiro turno, MDB reforça sua presença no estado, e fica atrás apenas do União Brasil
MDB consolida crescimento e se firma como segundo partido com mais prefeitos eleitos em Goiás
09/10/2024, às 10:29 · Por Redação
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) saiu fortalecido das eleições municipais de 2024 em Goiás, consolidando-se como o segundo partido com mais prefeitos eleitos no estado. Ao todo, 46 prefeitos da legenda foram eleitos no primeiro turno, representando um crescimento em comparação com as eleições passadas. Sob a liderança regional do vice-governador Daniel Vilela, o partido se destacou, ficou atrás apenas do União Brasil, que conquistou 94 prefeituras.
Com um aproveitamento de 60% nas eleições deste ano, o MDB conquistou 347.195 votos para prefeito em todo o estado, um aumento expressivo em relação ao pleito anterior. O vice-governador Daniel Vilela creditou o sucesso eleitoral ao desempenho dos candidatos e ao trabalho realizado ao longo das campanhas. “Temos muitos candidatos bons, candidatos competitivos, que oferecem o que há de melhor na política em várias cidades do Estado”, destacou Vilela ao Diário de Goiás.
O crescimento do partido reflete também o fortalecimento da base aliada do União Brasil, grupo ao qual o MDB faz parte. Vilela ressaltou o impacto positivo da avaliação do governo estadual na conquista das prefeituras. “O fato do governador e o governo serem os mais bem avaliados do Brasil tem uma repercussão política eleitoral muito forte, e isso se traduziu nessa grande vitória da base governista em todo o Estado”, afirmou o vice-governador.
Nas eleições de 2024, o MDB não só aumentou o número de prefeitos eleitos, como também conquistou prefeituras em municípios estratégicos, tanto política quanto economicamente. Em Rio Verde, um dos principais polos econômicos do estado, Wellington Carrijo foi eleito. Em Catalão, no sudeste goiano, Velomar Rios venceu com quase 60% dos votos válidos. Chapadão do Céu, que possui um dos maiores PIBs per capita do estado, elegeu Vinicius Terin com mais de 95% dos votos. Em Mineiros, no sudoeste goiano, Aleomar Rezende obteve quase 80% dos votos válidos.
Além dos 46 prefeitos eleitos, o MDB tem a chance de conquistar mais uma prefeitura em Aparecida de Goiânia, onde Leandro Vilela, primo de Daniel Vilela, terminou o primeiro turno com 48,02% dos votos e segue para o segundo turno contra o Professor Alcides (PL), que obteve 43,04%. O partido também obteve grande sucesso nas eleições para vereadores, elegendo 499 representantes em todo o estado, um aumento de 218 em comparação com as eleições de 2020.
Com esses resultados, o MDB se consolida como uma força política em Goiás, e aumenta sua influência e abrindo caminho para novas conquistas. Para Daniel Vilela, o objetivo agora é manter o ritmo e seguir atendendo às expectativas da população. “Vamos seguir em frente para que possamos continuar atendendo a expectativa do povo goiano com o nosso governo, porque, afinal das contas, é isso que as pessoas esperam e é isso que acaba dando força política para o grupo”, concluiu.
Política Eleições 2024 MDB Prefeituras Daniel Vilela Segundo Turno Leandro Vilela Goiás,