Matérias
Divulgação
Atrações conhecidas como “dobras verticais” passaram por processo de valorização
Parque Estadual dos Pireneus é requalificado pela gestão Caiado
03/12/2019, às 19:09 · Por Pedro Lopes
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizará no próximo sábado (07) ações de revitalização no Parque Estadual dos Pirineus (PEP). A primeira atividade envolve o reavivamento das chamadas “dobras verticais”, formações rochosas características da região dos Pirineus formadas há dois bilhões de anos pela compressão do quartzito no fundo do oceano.
A dobra mais conhecida, em frente ao posto da coordenação do parque, é uma das que tiveram tratamento realizado por parte da Semad como forma de valorizar as atrações naturais. A direção do Parque Estadual dos Pirineus também realizará a conclusão do fechamento de entradas secundárias da unidade de conservação. A ação tem como objetivo facilitar o controle de veículos e visitantes no local, que tem 28 quilômetros de perímetro.
Assim, a administração do parque deixará apenas duas estradas isoladas do restante da unidade de conservação e uma estrada principal de acesso, com suas duas entradas, para efetuar o controle e orientação à visitação, para proteção das áreas definidas como intangíveis pelo Plano de Manejo. A partir de agora, a entrada se dará pelas duas guaritas, de Cocalzinho e Pirenópolis.
Outras nove entradas de veículos foram fechadas e sinalizadas, bem como oito entradas por trilhas de motos e pedestres, também identificadas como fechadas e proibindo o acesso de gado, cavalos e cães.
Serra dos Pirineus Semad Pirenópolis Cocalzinho