Poder Goiás
Goiânia, 02/01/25
Matérias
Divulgação

Mabel reverteu desvantagem e, além de eleger-se prefeito, consolidou apoio inédito do governador Ronaldo Caiado (UB) na capital

Cai outro tabu: pela primeira vez em Goiânia segundo colocado do 1° turno vence eleição

27/10/2024, às 18:16 · Por Redação

A eleição de Sandro Mabel (União Brasil) como prefeito de Goiânia no segundo turno, realizada neste domingo, 27, não só garantiu um novo comando para a cidade, mas quebrou dois tabus históricos. Mabel, que venceu com 55,5% dos votos válidos, tornou-se o primeiro candidato a ser eleito prefeito da capital partindo da segunda posição no primeiro turno, algo inédito na política goianiense. 

Fred Rodrigues (PL), que liderou o primeiro turno com 31,14% dos votos, somou 44,4% no resultado final. O desempenho de Mabel entre os eleitores consolidou-se com 100% das urnas apuradas, dando continuidade ao apoio inédito do governador Ronaldo Caiado (UB), que também quebrou a tradição de mais de três décadas sem conseguir eleger um prefeito na capital. 

No primeiro turno, em 6 de outubro, Mabel havia recebido 27,66% dos votos (190.278) enquanto Rodrigues obteve 214.253 votos, que representavam 31,14% das intenções de voto. Contudo, o segundo turno mostrou um movimento favorável ao candidato governista e consolidou um cenário que reforça a força política da atual base estadual e indica o potencial de articulação de Caiado na capital.


Política Eleições 2024 Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia Goiás,