Matérias
DivulgaçãoEm entrevista, governador de Goiás critica ex-presidente por escolhas eleitorais e exalta vitórias de aliados em Goiânia e Aparecida
Caiado provoca Bolsonaro após vitória em Goiânia: “Mostrei que sei ganhar eleição, diferente dele”
29/10/2024, às 09:33 · Por Redação
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista ao UOL nesta segunda-feira, 28, após a derrota do candidato bolsonarista Fred Rodrigues (PL) no segundo turno das eleições em Goiânia. “Mostrei que sei ganhar eleição, diferente dele”, disparou Caiado, referindo-se ao apoio que Bolsonaro deu a Rodrigues, candidato derrotado pelo prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil).
Caiado ressaltou que esta não foi a primeira vez que saiu vitorioso sobre o ex-presidente em Goiás. Em 2022, Bolsonaro lançou Major Vitor Hugo (PL) como candidato ao governo estadual, mas Caiado venceu no primeiro turno, com 51,81% dos votos, enquanto o candidato bolsonarista ficou em terceiro lugar com apenas 14,81%.
“Talvez agora, com essa derrota sofrida aqui, ele comece a respeitar mais as lideranças estaduais. Não vale a pena chegar com total deselegância”, comentou o governador, lembrando que Bolsonaro não dialogou com lideranças locais ao lançar seus candidatos. Caiado afirmou que meses antes chegou a procurar Bolsonaro para propor uma união das forças de centro-direita no estado, mas foi surpreendido com o lançamento de candidatos do PL em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis sem consulta ou construção prévia.
O governador criticou ainda a estratégia do ex-presidente de acreditar que o número “22” seria suficiente para garantir a vitória, sem avaliar os candidatos individualmente. “Hoje, o eleitor analisa se aquele candidato tem condições de assumir o posto. Eles imaginaram que apenas o 22 seria suficiente, sem se preocupar com quem estava à frente do número”, observou.
O candidato apoiado por Caiado, Sandro Mabel, saiu vitorioso em Goiânia, enquanto em Aparecida de Goiânia Leandro Vilela (MDB) venceu Professor Alcides (PL), outro candidato apoiado por Bolsonaro. Em Anápolis, no entanto, o candidato de Bolsonaro, Márcio Corrêa (PL), venceu o petista Antônio Gomide no segundo turno.
Política Eleições 2024 Governador Ronaldo Caiado Bolsonaro Goiás,