Matérias
DivulgaçãoEm entrevista à rádio CBN Goiânia, vereadora Kátia Maria analisa resultados das urnas e aponta necessidade de diálogo e reformas internas no PT de Goiás para enfrentar o crescimento da direita no estado
Presidente do diretório estadual do PT fala sobre desempenho do partido nas eleições 2024
01/11/2024, às 10:58 · Por Redação
A vereadora e presidente do diretório estadual do PT, Kátia Maria, comentou nesta quinta-feira, 31, sobre o desempenho do partido nas eleições de 2024. Em entrevista ao programa Trilha da Política, da rádio CBN Goiânia, apresentado pelo jornalista Cileide Alves, Kátia abordou o posicionamento do PT após a derrota para a Prefeitura de Goiânia e reforçou a importância de um momento de avaliação interna para identificar caminhos de fortalecimento do partido.
Questionada sobre comentários internos a respeito do desempenho do partido, que provocaram reação na cúpula do PT, Kátia afirmou que “todos os partidos precisam refletir sobre o cenário atual e entender o desânimo dos eleitores.” A presidente estadual do PT destacou que, em cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, o número de votos nulos, brancos e abstenções superou os votos recebidos pelo primeiro colocado. “Essa conta precisa ser avaliada. Nós, enquanto partido, precisamos entender o que motiva o eleitor a não se envolver, e essa reflexão cabe a todas as lideranças políticas,” afirmou.
Em relação ao crescimento da bancada petista na Câmara Municipal de Goiânia, Kátia comemorou o aumento de vereadores eleitos, que triplicou em comparação com as eleições anteriores. “Embora tenhamos perdido a disputa pela prefeitura, ampliamos significativamente nossa votação e bancada. Em Goiânia, passamos de um para três vereadores, e isso demonstra que houve avanço no engajamento da população com nossas propostas,” ressaltou.
Quando perguntada sobre o desempenho da candidata petista Adriana Accorsi e sobre um possível clima antipetista na capital, Kátia Maria reconheceu as dificuldades enfrentadas desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a prisão do presidente Lula. Para ela, esses acontecimentos intensificaram a polarização e contribuíram para o crescimento da direita, mas os resultados das eleições municipais também indicam que a população não apoia o extremismo. "Embora a extrema-direita tenha tido um impacto importante nas eleições, o desempenho foi inferior ao esperado. Acredito que isso sinaliza uma busca da sociedade por equilíbrio, sem os excessos vistos anteriormente,” pontuou.
Kátia ainda fez críticas à postura adotada pela campanha de Fred Rodrigues (PL) e à resistência da extrema-direita quanto a pautas de justiça social. Segundo ela, o discurso conservador reforça uma “apologia ao sistema” por meio de políticas que “impedem a distribuição de renda.” Esse discurso, segundo a vereadora, está em linha com o projeto do PL, que recentemente rejeitou o imposto sobre grandes fortunas. Ela ainda reforçou que o desinteresse em torno da política, fomentado por setores da direita, afasta o eleitorado e prejudica o engajamento.
A presidente do diretório estadual do PT destacou, ainda, a importância de diálogo e mobilização com diferentes setores da sociedade, como jovens e mulheres. “Temos que reconstruir essa ponte com a juventude e com a população em geral, e isso é essencial para uma análise sincera e necessária. A população de Goiânia sempre apoiou o PT, e temos a oportunidade de retornar ainda mais fortes no próximo processo eleitoral,” concluiu Kátia Maria.
Política Eleições 2024 Kátia Maria PT Adriana Accorsi Goiânia Goiás,