Matérias
Reprodução - Redes Socias
Prefeito eleito, Sandro Mabel, confirmou a inclusão da capital no programa federal, ao destacar que a cidade não perderá mais recursos destinados à educação
Mabel anuncia adesão ao programa de Escola em Tempo Integral do Governo Federal
19/11/2024, às 08:27 · Por Redação
O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou nesta semana que a capital conseguiu aderir ao programa de Escola em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação. A declaração foi feita enquanto Mabel participa de um curso voltado a prefeitos eleitos de seu partido, realizado em Londres.
De acordo com Mabel, a formalização da adesão ocorrerá entre quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22. “Nós não tínhamos aderido a ela, ficou uma celeuma danada, mas nós conseguimos recuperar isso daí. A Prefeitura (atual gestão) está colaborando com esse assunto também. É um recurso importante para nossa cidade que nós estávamos perdendo e não vamos perder mais”, ressaltou o prefeito eleito.
No início de novembro, Mabel esteve em Brasília, onde se reuniu com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Macedo Pacobahyba, para tratar da adesão ao programa. Goiânia era a única capital brasileira que não havia se inscrito dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Educação, o que colocava em risco o recebimento de recursos federais destinados à expansão do ensino integral.
Segundo a atual Secretaria Municipal de Educação (SME), o não cumprimento das contrapartidas exigidas pelo programa foi a justificativa para a ausência da inscrição inicial. No entanto, a equipe de transição de Mabel mobilizou esforços para garantir a inclusão da capital no projeto, destacando o interesse da próxima gestão em ampliar a rede de ensino integral na cidade.
A articulação também contou com o envolvimento da deputada federal Flávia Morais (PDT), líder da bancada goiana, que esteve à frente das negociações com o Ministério da Educação e o FNDE. Segundo a deputada, o objetivo é assegurar não apenas os recursos já empenhados, mas também buscar novos investimentos prioritários para a educação na gestão de Mabel.
“A adesão ao programa representa uma oportunidade de fortalecer a educação em Goiânia, garantindo um ensino mais completo para nossas crianças e jovens. O empenho da bancada foi essencial para superar os entraves iniciais e assegurar que nossa capital não ficasse para trás”, afirmou Flávia Morais.
Política Sandro Mabel Educação Escola em Tempo Integra Prefeitura de Goiânia Goiás Governo Federal,